Empresa Constral finaliza obras de cinco unidades de Ecoponto no município
qua, 6 de maio de 2015 06:11Da Redação
Pontos de recolhimento de resíduos serão inaugurados juntamente com a Usina de Reciclagem
A empresa Constral finalizou, até maio desse ano, a construção de cinco Ecopontos, localizados nos bairros Maria Eugênia, Parque Flamboyants, Fátima, Sibipiruna e Parque dos Verdes. O núcleo gestor das unidades é composto pelas secretarias de Meio Ambiente, Obras, Planejamento, Serviços Urbanos e Procuradoria do município.
O secretário interino de Meio Ambiente, Odon de Queiroz Naves, comenta que os Ecopontos serão inaugurados assim que a Usina de Reciclagem estiver em funcionamento. “Todos os resíduos sólidos que chegarem às unidades serão encaminhados para a usina e reaproveitados para a fabricação de tijolos e pisos ecológicos”.
A obra está sendo realizada pela Construtora Debs Procópio, no Parque dos Verdes, com um investimento de aproximadamente R$ 270 mil, que faz parte dos recursos do Somma Eco. “A previsão é que a usina seja concluída em três meses para depois entrar em fase de testes. Todo o processo de reciclagem faz parte de um ciclo, então, precisamos que ela esteja pronta para que comecemos a recolher os materiais nas unidades”.
De acordo com o secretário, durante o período de finalização da usina, estão sendo estudadas formas de gerir os Ecopontos. “Estivemos em São José do Rio Preto e conhecemos o funcionamento das unidades, para que possamos trazer para Araguari. Nossa previsão é que consigamos entregar tudo até o aniversário da cidade”.
O Ecoponto de recolhimento de pneus está em funcionamento desde o ano passado, no Parque dos Verdes. “O material é recolhido de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na rua João Rodrigues da Cunha, após o Cemitério Park. A cada 15 dias, o caminhão da Logística Reversa promove a retirada dos pneus para reaproveitamento”.
Segundo o secretário, os novos Ecopontos tem o objetivo de dar a destinação ambientalmente correta aos restos de materiais de construção (até um metro cúbico de resíduos sólidos) e também recolherão sofás, móveis e madeira. “Enquanto essas unidades não estão em funcionamento, as pessoas tem a opção de descartar os materiais em aterros controlados, que possuem autorização dos órgãos ambientais, mas, infelizmente, muitos descartam esses resíduos em lixões no entorno da cidade. Pedimos para que os moradores tenham consciência e não deixem os materiais em locais inapropriados, pois existe um espaço destinado a isso”.
A secretaria de Meio Ambiente também está trabalhando na duplicação do galpão da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari (Ascamara), incluindo novos maquinários, com o objetivo de ampliar o plano de coleta seletiva, oferecendo melhores condições à classe de trabalhadores e incentivando a regularização de outros catadores de material reciclável.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Da Redação (27/03) qui, 27 de março de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (27/03) qui, 27 de março de 2025
- “Comida di Buteco”: votação da primeira fase começa em abril qui, 27 de março de 2025
- Explora recebe notificação para adequações no estacionamento rotativo qui, 27 de março de 2025
- Câncer de colo do útero: prefeitura intensifica conscientização durante o “Março Lilás” qui, 27 de março de 2025
- Araguari Vôlei Eva qui, 27 de março de 2025
- Primeiro Congresso Técnico da 16ª Copa Amvap: definição e aprovação dos Termos do Regulamento qui, 27 de março de 2025
- Jogo festivo arrecada alimentos para pessoas carentes qui, 27 de março de 2025
- Acidente na região da Bocaina deixa condutor e passageiro feridos qui, 27 de março de 2025
- Combate ao mosquito da dengue é dificultado por imóveis fechados e pessoas que não permitem a entrada dos agentes qui, 27 de março de 2025
> > Veja mais notícias...