Em operação inusitada, blindados do Exército são transportados por ferrovia
ter, 6 de setembro de 2016 05:49Com Assessoria
VLI levou sete carros de combate do Triângulo Mineiro para Brasília por meio de vagões-plataforma
Acostumada a escoar grãos, açúcar, aço entre outras comoditties país afora por meio de suas ferrovias interligadas a portos e terminais, a VLI desta vez deparou-se com um desafio inédito: transportar blindados do Exército Brasileiro. A inusitada ação foi realizada em 31 de agosto, quando os trens da empresa carregaram sete veículos de guerra que saíram de Uberlândia (MG) no Triângulo Mineiro, onde há um batalhão do Exército, até Brasília, pois os carros participarão das festividades de 7 de setembro, Dia da Independência.
Os blindados transportados são do modelo Guarani, considerados os mais modernos utilizados pelo Exército. Fabricado em Sete Lagoas (MG), possuem tecnologia 100% nacional e são parte estratégica do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa do país.

Transporte de blindados passando por Araguari
Para transportar os blindados, a VLI utilizou quatro vagões-plataforma, o mais adequado para este tipo de operação. Apesar de ser um carregamento diferente dos realizados habitualmente, a empresa não precisou fazer grandes adaptações de estrutura para cumprir a missão com segurança.
Uma das poucas adaptações implantadas foi a rampa de aço para o acesso dos blindados às plataformas. A partir do momento que os Guaranis estavam acomodados, foram fixados nos vagões com cintas específicas para amarração de cargas pesadas. Estas cintas envolveram as rodas que compõem cada blindado, e depois presas em ganchos com catracas para aperto.
Todo este processo de embarque durou cerca de quatro horas, com a operação sendo concluída totalmente em pouco mais de 24 horas. O trem, que circulou a uma velocidade máxima de 35 km/h, chegou à capital federal na manhã de quinta-feira, 1º.
“Para realizar o carregamento desses carros de combate fizemos diversos testes, desde o embarque, passando pela fixação até uma simulação de viagem. Cada vagão comporta até dois blindados. Foi uma operação interessante que mostra a versatilidade das soluções oferecidas pela empresa e o trabalho de todos envolvidos”, explica o supervisor de Segurança Empresarial da VLI, Fulvio Marques.
BLINDADO GUARANI
Com capacidade para 11 homens – sendo nove combatentes, um atirador e um condutor –, o blindado Guarani contém, além de ar condicionado, uma série de inovações tecnológicas: baixa assinatura térmica e radar – o que dificulta sua localização pelos inimigos; proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro; navegação por GPS; freios ABS; tração 6×6 com alcance operação de até 600 km; visão noturna; motor de 383 cavalos, com velocidade máxima de 100 km/h; sistema de gerenciamento de campo de batalha; e sistema de consciência situacional.
O Guarani também é preparado para navegação, com hélices traseiras que lhe dão capacidade anfíbia. Suas torres podem ser equipadas com canhões de munição de 30mm, além de metralhadoras .50 e 7,62mm. É projetado para atingir alvos aéreos e terrestres
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
Boa tarde!
Parabéns!
Sempre respeitando as opções de logísticas,vemos a cada dia como é importante a Ferrovia pena que nosso país ainda não descobriu está importância vendo o transporte rodoviário totalmente saturado causando milhares de acidente anualmente.Até quando nossos políticos Continuará sem dar mais importância as ferrovias nacionais.