Em Araguari, muitas pessoas ainda ignoram o “toque de recolher” e acabam autuadas
qui, 25 de março de 2021 00:12Da Redação
A circulação de pessoas sem qualquer justificativa plausível no período de oito da noite e cinco da manhã contraria uma das medidas adotadas no combate e prevenção à Covid-19. No entanto, muita gente parece não entender a importância do “toque de recolher” e circula pelas vias públicas de Araguari no período restrito, mesmo sem uma causa que se enquadre dentro daquelas permitidas nas deliberações da Onda Roxa.
As equipes de fiscalização, bem como a Polícia Militar, realizam rondas por toda o município. Aqueles que são flagrados desobedecendo tal ordem, são autuados pelo crime de descumprimento de medida sanitária preventiva, conforme Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), devendo comparecer ao Poder Judiciário para os devidos esclarecimentos.
A reportagem do Jornal Gazeta do Triângulo tomou conhecimento de dezenas de casos desta natureza desde o início do “toque de recolher”, além de eventos diversos que continuam acontecendo. Em alguns deles, ocorrem até prisões, em função do comportamento agressivo das pessoas autuadas.
Na última terça-feira, por exemplo, quatro homens (26, 27 e 31 anos) foram flagrados trafegando em seus veículos pela avenida Brasil, bairro Fátima. Eles não explicaram o que faziam na rua naquele momento, quando se aproximava de 23h, e nem se enquadravam na classe de pessoas que prestam serviços essenciais. Situação semelhante foi registrada com um jovem de 18 anos, na avenida Batalhão Mauá, região do bairro Industriários.
Entre 20h de terça-feira e 3h de ontem, durante barreira sanitária de vigilância na rua João Rodrigues da Cunha (via de acesso ao Portal dos Ipês/Parque dos Verdes), foram abordadas cerca de 20 pessoas entre 21 e 50 anos.
Uma motociclista teria afirmado aos policiais que iria buscar sua filha na casa de uma amiga. Um dos infratores contou que pretendia dar uma volta no bairro Cidade Nova, pois estava pensando em se mudar para aquele local. Outro disse que estava voltando da casa de um conhecido.
Ainda na noite desta terça-feira, nove pessoas, sendo seis adolescentes, foram abordadas em uma praça nas imediações do bairro Ouro Verde. De acordo com os policiais, havia aglomeração e ninguém usava máscara de proteção à Covid-19. O Conselho Tutelar foi acionado para auxiliar nos trabalhos.
As autoridades alertam à população sobre a necessidade de se respeitar as determinações do Governo de Minas e do Poder Público Municipal, uma vez que as medidas visam a redução de contaminados e óbitos relacionados ao coronavírus em Araguari.
FIQUE ATENTO
Quem não respeitar a determinação poderá ser autuado com base no artigo 268 do Código Penal, por “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. A pena prevista é de detenção de um mês a um ano, e multa.
A autuação também pode ocorrer com base no artigo 330, que prevê o crime de desobediência por não acatar ordem legal de funcionário público. A punição é de 15 dias até seis meses de detenção e multa.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...