Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Em abril, Araguari será palco do II Festival Nacional de Teatro

sex, 21 de março de 2014 02:11
Grupo Tccendo Teatro de Uberlândia, um dos participantes da primeira edição do FESTA em Araguari. Foto: Divulgação

Grupo Tccendo Teatro de Uberlândia, um dos participantes da primeira edição do FESTA em Araguari. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Com o objetivo de valorizar a cultura, as artes cênicas e a literatura, o Movimento Teatral de Araguari promove a segunda edição do Festival Nacional de Teatro em Araguari (FESTA), entre os dias 16 e 21 de abril. O evento é uma realização da Faec – Fundação Araguarina de Educação e Cultura.

Assim como na edição anterior, haverá entrega do Troféu “Periquito de Ouro” para os melhores atores, apresentações e demais categorias técnicas. “É o símbolo do município, figurado no brasão e na bandeira do mesmo. Os mais antigos acreditavam que as residências onde tais periquitos fizessem seus ninhos seriam abençoadas, teriam prosperidade, progresso e riqueza,” disse Nassim Guerra, um dos organizadores, sobre a escolha da premiação.

O evento pretende homenagear Joel de Oliveira, carnavalesco, cenógrafo e aderecista local, e tem como madrinha a jornalista Leda Pinho, ex-secretária de Cultura.  “Queremos contribuir para a valorização da identidade artística, dos espaços existentes e a integração entre os grupos teatrais de todo o país, assim como a reciclagem dos artistas,” explicou Nassim.

O primeiro festival aconteceu no ano passado. De 14 a 17 de novembro, grupos locais, da região e de outros estados brasileiros se apresentaram no salão paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima, Casa da Cultura Abdala Mameri, Bosque John Kennedy, entre outros locais. Além disso, os artistas tiveram a oportunidade de participar das oficinas para aperfeiçoamento. Centenas de pessoas prestigiaram as peças teatrais, da comédia ao drama.

A falta de um espaço adequado para apresentações teatrais é um desafio para a organização. A programação e o local onde acontecerá o II FESTA serão divulgados na próxima semana.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: