Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023 Fazer o Login

Elis Construções Terraplanagem e Transporte é a responsável pela construção de UBS no Milenium

sex, 23 de setembro de 2022 08:33

Da Redação

A finalidade da UBS é atender até 80% dos problemas de saúde dos cidadãos

No dia 21, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, divulgou, no Correio Oficial, que a Elis Construções Terraplanagem e Transporte Ltda foi contratada para construção de Unidade Básica de Saúde tipo II, que será localizada na rua Claudinei Roosevel Della Posta, antiga rua 12, nº 635, loteamento Parque dos Flamboyants, bairro Milenium – Área Verde.

O prazo de vigência do contrato será de 10 meses, contados da sua assinatura (período de 14 de setembro de 2022 a 14 de julho de 2023), totalizando um valor global de R$ 1.165.384,76.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). A finalidade desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde dos cidadãos, sem que seja preciso o encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Em uma UBS, a população pode: ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento associados à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; fazer curativos; fazer inalações; tomar vacinas; coletar exames laboratoriais; ter tratamento odontológico; receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Uma UBS Tipo II é destinada e apta a abrigar, no mínimo, duas equipes de Atenção Básica.

Segundo a prefeitura, o prazo previsto para execução da obra é de 6 meses, e a ordem de serviço será dada em breve, mas a data ainda não está definida. A unidade contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos e equipe de apoio operacional.

É importante mencionar, que também será construída uma UBS tipo II no loteamento Bela Suíça, totalizando um valor global de R$ 1.259.443,24. A unidade comportará duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, onde cada uma poderá atender, em média, 3000 pessoas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: