Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Eleitores fora do domicílio podem se habilitar para o voto em trânsito

sex, 11 de julho de 2014 03:22
Segundo o TSE, o cadastro deve ser feito entre os dias 15 de julho a 21 de agosto

DA REDAÇÃO – Nas eleições gerais de 2014, o voto em trânsito para presidente e vice-presidente da República abrangerá oito municípios mineiros. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral é voltada apenas para cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores.

Além de Belo Horizonte, também haverá urnas especiais para voto em trânsito nas cidades de Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Uberaba.

Em Araguari, o número de eleitores aptos é de aproximadamente 85.894. Fora estes mais de cinco mil títulos eleitorais estão cancelados e 673 suspensos, assim no município não há a opção do voto em trânsito. Conforme o chefe do Cartório Fernando Guetti informou à Gazeta do Triângulo, para o dia da eleição serão disponibilizadas em torno de 280 seções de votação na cidade.

Apesar disso, os araguarinos que estiverem em outras localidades no dia do pleito, poderão votar devendo apenas se habilitar perante a Justiça Eleitoral, entre os dias 15 de julho a 21 de agosto.

Segundo orientações da 16ª Zona Eleitoral, a habilitação é efetuada com a apresentação de documentos pessoais, sendo permitida apenas para aqueles eleitores que estiverem com situação regular. É importante ressaltar que, por meio do cadastro, o mesmo estará automaticamente apto a votar na seção instalada para este fim, mas será desabilitado para votar na sua seção de origem.

Em 2010, o voto em trânsito ficou restrito apenas às capitais. Com a publicação da resolução 23.399/2013 do TSE, os eleitores das demais cidades poderão registrar o pedido de votar no primeiro e também no segundo turno.

Caso não compareça à seção em que estiver cadastrado para o voto em trânsito, o eleitor terá de justificar sua ausência por meio do formulário “Requerimento de Justificativa Eleitoral” (RJE), que deve ser devidamente preenchido e entregue no dia da votação.

O eleitor que tiver dúvidas sobre o assunto pode consultar o tira-dúvidas ou entrar em contato com o Disque-Eleitor: 148/ (31) 3291-0004.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: