Terça-feira, 25 de Junho de 2024 Fazer o Login

Eleitor tem até dia sete de maio para regularizar situação perante o TSE

sex, 31 de janeiro de 2014 00:00

DA REDAÇÃO – Eleitores têm até o próximo dia sete de maio para estar em dia com a Justiça Eleitoral e ficar apto a votar nas eleições deste ano. Até esta data, os cartórios eleitorais farão o alistamento, transferência e a regularização do título eleitoral.

Em 2014 serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. A votação, em primeiro turno, será no dia cinco de outubro.

Segundo a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. No entanto, jovens com 16 anos podem fazer seu título eleitoral e participar na escolha dos candidatos. Aqueles que forem completar 16 anos até a data da eleição também devem se cadastrar até 7 de maio.

De acordo com informações, atualmente, Minas Gerais tem 15.043.866 eleitores. Segundo o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, em Araguari são 85. 096 eleitores aptos a votar. “Fora isto 5.047 títulos estão cancelados e 668 suspensos”, destacou.

Em entrevista, Guetti aproveitou para informar que os interessados em serem mesários voluntários podem entrar em contato para fornecer seus dados. Portanto, para regularizar sua situação eleitoral ou cadastrar para mesário é preciso ir ao Cartório Eleitoral, localizado na rua Quinca Mariano, 337, A, centro.  O horário de atendimento é das 12 às 18h, de segunda à sexta-feira.

Seção especial

O eleitor com deficiência ou com dificuldade de locomoção que desejar transferir o seu local de votação para uma seção especial também tem até o dia 7 de maio deste ano para solicitar a mudança à Justiça Eleitoral. Para isso, basta se dirigir ao Cartório Eleitoral, com um documento de identificação com foto e comprovante de endereço. O dia 7 de julho é o último para o eleitor que tenha solicitado transferência para seção eleitoral especial comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, para que a Justiça Eleitoral possa, se possível, providenciar os meios e recursos que facilitem o exercício de seu voto.

Conforme informado por Fernando Guetti, em Araguari são 17 setores especiais espalhados pela cidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: