Educação capacita multiplicadores para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em Araguari
qui, 16 de julho de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: A iniciativa também fortalece o trabalho integrado entre as áreas da educação, assistência social, saúde e segurança pública.
A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na terça-feira (14), uma formação voltada aos multiplicadores do Fluxo de Atendimento Integrado e do Protocolo de Atenção Integral à Proteção de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. O encontro foi realizado na Escola Municipal de Robótica e reuniu diretores das escolas municipais, gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), supervisores escolares e servidores da Secretaria Municipal de Educação.
A capacitação foi conduzida pelo Departamento de Psicologia Escolar e Assistência Social Educacional (DEPESS), com o objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino na identificação, acolhimento e encaminhamento de casos de violência envolvendo crianças e adolescentes.
Durante a formação, a psicóloga Flávia Nasciutti, integrante do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças, Adolescentes e Mulheres, apresentou a evolução da legislação que orienta o fluxo de atendimento, destacando a aprovação da Lei Municipal nº 7.251/2026, que reforça as diretrizes para a proteção integral desse público.
Na sequência, Wagner, também integrante do DEPESS e do Comitê Municipal, abordou os principais aspectos da Lei Federal nº 13.431/2017. Em sua apresentação, ressaltou a importância da adoção de procedimentos adequados durante o acolhimento e atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, enfatizando medidas que evitam a revitimização e garantem um atendimento mais humanizado.
Os participantes também receberam orientações sobre a metodologia do fluxo integrado de atendimento, as atribuições de cada profissional envolvido na rede de proteção e os critérios para identificação das diferentes formas de violência, fortalecendo a atuação conjunta das equipes gestoras e pedagógicas.
A formação contou ainda com a presença da secretária municipal interina de Educação, Thaís Carvalho Fernandes, que reforçou o compromisso da administração municipal com a capacitação contínua dos profissionais da educação e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção da infância e da adolescência.
Ao final do encontro, os participantes foram preparados para atuar como multiplicadores das orientações em suas respectivas unidades escolares, contribuindo para a disseminação dos protocolos e para o aperfeiçoamento das ações de prevenção, acolhimento e encaminhamento dos casos.
A iniciativa também fortalece o trabalho integrado entre as áreas da educação, assistência social, saúde, segurança pública e os demais órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, assegurando um atendimento mais responsável, humanizado e adequado às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Foto 2: Ao final do encontro, os participantes foram preparados para atuar como multiplicadores das orientações em suas respectivas unidades escolares.
Divulgação
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- IFL BH anuncia 17ª edição do Fórum Liberdade e Democracia com foco em liderança qua, 19 de agosto de 2026
- Indianópolis conquista 2º lugar em Olimpíada Regional de Matemática da AMVAP qua, 19 de agosto de 2026
- Inauguração de Biblioteca Pública marca novo capítulo para a comunidade de Amanhece qua, 19 de agosto de 2026
- Câmara realiza 27ª sessão ordinária com destaque para requerimentos e votação de projetos qua, 19 de agosto de 2026
- LEVI SIQUEIRA TEM APROVAÇÃO DE TRÊS PROJETOS DE LEI EM ÁREAS DE IMPACTO SOCIAL, SAÚDE, SEGURANÇA URBANA EM ARAGUARI qua, 19 de agosto de 2026
- MG-223 e MG-413 sentem a redução do tráfego de veículos após fechamento da Ponte Quinca Mariano qua, 19 de agosto de 2026
- Problemas com casas abandonadas geram reclamações e desconforto de vizinhos qua, 19 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 19 DE AGOSTO qua, 19 de agosto de 2026
- Formação fortalece práticas e amplia a preparação dos professores de Computação qua, 19 de agosto de 2026
- Pedidos de vereadores reforçam preocupação com a MG-414 entre Araguari e Amanhece qua, 19 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...