Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Educação Ambiental da BR-050 realiza palestra na Escola Estadual

qui, 27 de março de 2014 00:43
Programa tem sido desenvolvido pelo Dnit para compensar impactos ambientais. Foto: Gazeta do Triângulo

Programa tem sido desenvolvido pelo Dnit para compensar impactos ambientais. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – Duas turmas da Escola Estadual Professor Antônio Marques assistiram na manhã de ontem uma palestra ministrada pela equipe do Programa de Educação Ambiental da BR-050. A iniciativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) tem o objetivo de conscientizar a população de Araguari e Uberlândia sobre os impactos causados pela obra de duplicação nesse trecho.

O biólogo André Rodrigues, gerente de educação, falou sobre o bioma característico da região, o cerrado, além de explicar como funciona o trabalho de gestão ambiental das obras, que desenvolve a recuperação de áraes degradas, monitoramento e controle de poluição atmosférica.

Foram entregues aos 70 alunos cartilhas com os temas Queimada, Água, Ar e Solo. Em cada uma delas, são abordados os programas específicos desenvolvidos pelo Dnit.

Levantamento da fauna e as ações para impedir o atropelamento desses animais foi o ponto da palestra que mais chamou a atenção do estudante Patrick Martins Silva. “A palestra abordou assuntos que estudamos em Geografia, por exemplo. A obra danifica o meio ambiente, mas muitas coisas danificam. Interessante é pensar em compensar isso, como o replantio de árvores,” disse.

O engenheiro agrônomo Robson Figueiredo, gerente de educação do programa, destacou o apoio da secretaria de Educação para a realização das palestras. Ele também explicou que a educação ambiental possui enfoques diversificados, com gestores públicos, capacitação de professores, educação infantil, apoio em atividades ambientais, como em datas comemorativas e no canteiro de obras, para os operários.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: