Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Edital para a gestão da UPA é republicado pela prefeitura

sex, 31 de março de 2023 08:05

Da Redação

A UPA engloba atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o SAMU

A Prefeitura de Araguari, através das secretarias de Administração e de Saúde, republicou no dia 28, no Diário Oficial do município o extrato de edital para selecionar a organização social que irá administrar a UPA.

A Unidade de Pronto Atendimento é uma parte importante da Rede de Atenção às Urgências. A finalidade é incorporar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada juntamente com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

A UPA disponibiliza uma estrutura simples, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Segundo as informações que a Secretaria de Saúde divulgou na publicação do edital, em 2022, não haverá demissão dos funcionários que trabalham na UPA. O que pode mudar é a gestão da Unidade de Pronto Atendimento.

Para selecionar a organização social vencedora, a Prefeitura de Araguari irá analisar dois critérios básicos, melhor técnica e valores mais acessíveis.

Vale destacar que, até o dia 17 de abril, às 17h, as organizações sociais qualificadas pelo município deverão manifestar expressamente seu interesse em participar da presente seleção, através de requerimento escrito na modalidade física mediante protocolo ou eletronicamente no e-mail licitacao@araguari.mg.gov.br, dirigido à Comissão Especial de Seleção.

De acordo com o procurador geral do município, Leonardo Borelli, quem conduz a UPA é uma organização social. Em 2016, quando foi inaugurada a UPA, somente a Missão Sal da Terra se mostrou interessada em gerir a unidade. Quando o contrato venceu, seguindo o prazo da Lei de Licitações, foi publicado um outro edital, que sofreu inúmeros questionamentos, porque existem várias organizações sociais no Brasil especializadas gerir Unidades de Pronto Atendimento.

Ainda conforme o procurador, o chamamento foi judicializado e republicado e muito provavelmente o município deve conseguir êxito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: