Judiciário concentra ações para virtualização dos processos físicos
qui, 13 de agosto de 2020 00:50Da Redação

Processos físicos estão com os dias contados.
Conforme antecipado ao Jornal Gazeta, na semana passada, pela Juíza Ana Régia Santos Chagas, Diretora do Foro da Comarca de Araguari, começou o Projeto de Virtualização de Processos do Judiciário mineiro, como uma das iniciativas do Programa Justiça Eficiente (Projef), que consiste na digitalização dos processos físicos no âmbito da Justiça de primeira instância, transformando-os em eletrônicos, como forma de viabilizar a continuidade da prestação jurisdicional remotamente.
O Plano de Virtualização acontece em duas fases, a primeira no período de 3 a 31 de agosto de 2020, com os processos das unidades com competência de família. A segunda, no período de 1º de setembro a 9 de novembro de 2020, com o acervo remanescente de processos cíveis de todas as unidades judiciárias.
“Estamos fazendo carga, através de parceria com a OAB, para que os advogados digitalizem os processos e nos encaminhem para serem inseridos no sistema de processo eletrônico. Os demais processos de assistência judiciária gratuita (defensora Pública, advogado dativo) serão feitos por nós. Depois, de forma escalonada, até o dia 9 de novembro, serão digitalizados os processos das demais competências”, informou Ana Régia, na entrevista à reportagem.
O TJMG disponibilizou um manual para auxiliar os advogados, quanto aos procedimentos e as boas práticas a serem adotados, para a execução da virtualização dos processos judiciais.
Disponibilizou também um guia de utilização do sistema software PDFsam Basic (Versão 4.1.3) no âmbito do Projeto Virtualizar, contendo as etapas necessárias para inserção dos autos judiciais digitalizados no sistema PJe.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Preço do suíno cai 32% em Minas seg, 21 de setembro de 2026
- DA REDAÇÃO – 19 DE SETEMBRO dom, 20 de setembro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 19 DE SETEMBRO dom, 20 de setembro de 2026
- XANDINHO PODE SER A MAIOR CONTRATAÇÃO DA HISTÓRIA DO AMANHECE? dom, 20 de setembro de 2026
- SÉRIE PRATA COMEÇA COM 30 EQUIPES EM BUSCA DO TÍTULO – LAFS dom, 20 de setembro de 2026
- Secretaria de Educação acompanha rotina e ações da Rede Municipal de Ensino dom, 20 de setembro de 2026
- QUARTA RODADA DA PANDA MITO 2ª DIVISÃO MOVIMENTA A PRIME ARENA dom, 20 de setembro de 2026
- QUARENTÃO ESTÁ DE VOLTA E NOVA GESTÃO ABRE AS PORTAS PARA EQUIPES DE FORA – LAF dom, 20 de setembro de 2026
- EQUIPE DE BOXE DE ARAGUARI É CAMPEÃ GERAL NO CAMPEONATO INTERESTADUAL EM GOIÁS dom, 20 de setembro de 2026
- Espetáculo da Cia. Cultural EMCANTAR terá apresentações e oficinas em Uberaba, Pará de Minas, Patos de Minas e Paracatu dom, 20 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...
