Quarta-feira, 17 de Abril de 2024 Fazer o Login

Direito e Justiça – Curtas e grossas

qui, 20 de fevereiro de 2014 00:01

abertura Direito e Justiça
Curtas e Grossas

1. Nobre Edil
Nobre Edil: é óbvio por demais que “hospital de animais” nada tem a ver com “hospital de humanos”. Com certeza! Portanto, vamos cuidar dos nossos “animais bovinos’; dos “animais equinos”; dos “animais caninos”; dos “animais felinos” etc. etc. Vá em frente com a sua alentada ideia …

2.A água de Araguari é contaminada
A água de Araguari é contaminada. Nestes trinta anos de residência em Araguari, tive o desprazer de contaminar-me com diversos vermes provenientes da “nossa decantada água”: ameba (várias vezes), giárdia, strongyloides stercoralis. Vermes que quase matam a gente de dor. Agora, domingo à noite, internei-me às pressas no hospital São Sebastião, acometido de uma fortíssima e quase insuportável cólica abdominal, causada por cistos de ameba, ameba vinda da água (de onde mais viriam?)  … da água que temos aqui em Araguari.

3.Belo presente de aniversário
Recebi alta no exato dia do meu aniversário natalício. Foi este o presente de aniversário que Araguari me deu?  Sessenta e um anos em 17.02.2014. Com a palavra a SAE, o prefeito Raul Belém, mas principalmente o DD. Representante do Ministério Público que for de direito o encarregado dessa área: fornecimento de água potável, potável mesmo, limpa e saudável a toda a população de Araguari.

4.Festival das amebas
Os vermes em geral e as amebas em particular deitam e rolam aqui em Araguari… São vermes de toda sorte, de todos os naipes, de todos os tamanhos…  Isto é uma vergonha!  —  diria com certeza Boris Casoy.  Há relatos de inumeráveis casos de contaminação pela água servida em nossas casas. Providências? Insuficientes ou nenhuma!!! Que vivam os vermes… !!! E a população de Araguari que se dane… !!!

5.Pacientes marcados
Tenho conhecimento fidedigno de que, ao atender pacientes de Araguari, a primeira coisa que muitos médicos de Uberlândia fazem… é mandar fazer exame de fezes,… e tomar vermífugos…. Isto é uma vergonha!!! Ah, sem falar nos cálculos renais e na vesícula, também causados pela nossa “querida água de Araguari”…

QUE A SAE COMPROVE POR A MAIS B, MAIS C, ATÉ Z, A QUALIDADE DA ÁGUA QUE ESTÁ ENCHENDO AS NOSSAS CAIXAS D’ÁGUA. E, CHEGA DE CONVERSA FIADA NA MÍDIA LOCAL !!!

Recuperando e Relembrando
==  DJ DE 01.08.2007  ==

Pontos positivos de Araguari
Para que não se diga que apenas vislumbro pontos negativos em Araguari, eis nove pontos que considero importantemente positivos e que, se bem explorados pelos nossos produtores políticos, empresários, comerciantes e agricultores, enfim, por todos os setores engajados com o nosso bem-comum, poderiam alterar diametralmente os nossos rumos, e para melhor.

1.Posição geográfica privilegiada, situando-se no Brasil Central, estando o Município provido de fartura em meios de comunicação e de ligação aos maiores centros urbanos do País.

2.Clima invejável (ainda).

3.Problemas pontuais e que ainda comportam solução pelos seus próprios recursos, os normais de uma cidade de médio porte.

4.População ordeira e pacífica (mudando), cooperadora e até crédula (bastante), que ainda espera a comprovação das prometidas mudanças no modo de ser, de gerir e de conduzir a coisa pública.

5.Contingente eleitoral estagnado (e até descendente), mas ainda representativo e capaz de decidir e de influenciar a política regional, estando apto a eleger um Deputado Estadual (e nada mais), desde que haja concentração de candidatos e de sufrágios.

6.Possibilidade real de receber e de acomodar indústrias de micro, pequeno e médio porte, não poluentes e especialmente ligadas ao setor agrícola para o qual o Município é vocacionado.

7.Solo fértil e produtivo (ainda) e dotado de apreciáveis mananciais subterrâneos de água (esgotando-se possivelmente), que, se preservados devidamente, assegurarão o futuro da nossa agricultura (controlando-se a irrigação desenfreada e diversificando-se o plantio).

8.Residência de inúmeros araguarinos em grandes centros urbanos do Brasil, incluindo-se Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo, ocupando cargos de importância e que poderiam, na medida das suas possibilidades pessoais, divulgar, representar e auxiliar o Município. Aliás, não seria má idéia realizar anualmente a festa (ou encontro) dos araguarinos ausentes, consoante ocorre em tantos outros Municípios, com sucesso e proveito.

9.Possibilidade de superar e de reverter os males atávicos, trazidos pela proximidade umbelical e absorvente da vizinha e por vezes madrasta Uberlândia, compatibilizando-se o crescimento de ambas as comunidades, que poderiam conduzir-se como cidades-irmãs, cujos futuros estão ligados, queiramos ou não.

* Juiz de Direito aposentado. Ex-Professor Universítário de Direito, Advogado militante, Mestre Maçom, conferencista e articulista.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: