Dilma apresenta expansão de gasoduto até Uberlândia
qui, 8 de maio de 2014 14:58Investimento com Planta de Amônia deve chegar à casa dos R$ 2 bilhões

A presidenta Dilma ainda destacou a importância da parceria entre Uberaba e Uberlândia. Foto: Beto Oliveira/SECOM/PMU
DA REDAÇÃO – A presidenta da República, Dilma Rousseff, e a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, lançaram no último sábado (3), em Uberaba, a pedra fundamental da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V (UFN V), batizada de Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados José Alencar (Fafen – JA).
Durante a visita a Uberaba, onde participou da abertura oficial da Expozebu, também foi assinado o termo de compromisso de garantia de fornecimento de gás natural (matéria prima para a produção de amônia) para a unidade da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), que viabilizará a implantação da fábrica de amônia pela Petrobrás. De acordo com o contrato, o gasoduto estará concluído até o final de 2016, atendendo o início da operação da planta de amônia. O projeto já apresenta a expansão do gasoduto até Uberlândia.
“A fábrica de amônia atrairá mais investimentos para a região do Triângulo Mineiro. Prova disso é a já prevista expansão do gasoduto até Uberlândia. Temos que ter em mente que um investimento deste porte atinge positivamente a todos, e enquanto presidente da Amvap, sei que o gasoduto e a fábrica de amônia vão favorecer o que já chamamos de Região Metropolitana do Triângulo Mineiro”, destacou o prefeito Gilmar Machado.
A nova fábrica de amônia da Petrobrás em Uberaba terá um investimento de quase R$ 2 bilhões e capacidade para produzir 519 mil toneladas de amônia por ano. A previsão é que comece a operar no primeiro semestre de 2017. Obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a Fafen-JA vai gerar 3.700 empregos diretos.
O objetivo da Petrobrás com este empreendimento é atender a demanda nacional do fertilizante nitrogenado, utilizado nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão e laranja. A amônia é utilizada como matéria prima para a produção de ureia, sulfato de amônio, nitrato de amônio, fosfato monoamônico e fosfato diamônico.
A presidenta Dilma ainda enfatizou a importância da parceria entre Uberaba e Uberlândia. “A união dessas duas cidades é muito forte e benéfica para toda a região. O Triângulo Mineiro é o coração do Brasil e se localiza onde circula todas as energias do país. Alcança a todas as regiões. Estou me sentindo em casa e me sinto feliz em trazer para a região de minha família um investimento como esse”, disse ao destacar a presença do prefeito Gilmar Machado na solenidade.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- UEMG sob influência de decisão política sáb, 2 de maio de 2026
- MOMENTO BNI sex, 1 de maio de 2026
- Araguari fortalece atenção em saúde mental com capacitação de profissionais da rede básica sex, 1 de maio de 2026
- Alex Peixoto cobra transparência e critérios técnicos no recapeamento asfáltico em Araguari sex, 1 de maio de 2026
- Bombeiros intensificam orientações a banhistas no feriado prolongado sex, 1 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Após sucesso em Monte Carmelo, Programa “Ela Por Inteiro” chega ao distrito de Celso Bueno sex, 1 de maio de 2026
- Expo Araguari 2026 arrecada 37 toneladas e faz história na região! sex, 1 de maio de 2026
- FURANDO A BOLHA – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados entrega recuperação do antigo lixão municipal sex, 1 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
