Dia do Ferroviário: data é lembrada com evento e homenagens em Araguari
qui, 1 de maio de 2014 00:03DA REDAÇÃO – Como a ferrovia, os ferroviários são símbolos da história araguarina, pois tiveram uma participação ativa na formação e no crescimento de Araguari, influenciando ainda no desenvolvimento do Brasil. Ontem, dia 30, data dedicada a esses profissionais em todo o país, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura organizou um evento alusivo no Complexo dos Ferroviários.
Apresentação de violoncelo, homenagens a alguns desses trabalhadores e uma exposição fotográfica foram preparados. “É uma oportunidade que temos para homenageá-los. A ferrovia faz parte da nossa história e cultura, está ligada ao desenvolvimento da cidade. E agora quem sabe, a ferrovia possa voltar a ter a força de antigamente,” ressaltou a vice-presidente da Faec, Janine Alarcão.
Diretor do Sindicato dos Ferroviários e do Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico, Luis Carlos Gomes de Souza viveu essa história. Para celebrar o momento e reviver o passado, tocou a antiga sirene por duas vezes. Uma delas em homenagem a Neuri de Aguiar, de 75 anos, ferroviário que faleceu ontem. “Comemorar esse dia é comemorar a coisa mais importante da minha vida,” compartilhou Luis Carlos.
A FERROVIA EM ARAGUARI
Em 1896, Araguari recebeu os primeiros trilhos da Estrada de Ferro Mogiana e através das ferrovias, iniciando a possibilidade de intercâmbio comercial, social e político do interior com os principais centros. Em 1906, começou a instalação da Estrada de Ferro Goiás, que seria a principal ligação direta entre os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Com a função de espinha dorsal do escoamento de produção e transporte de passageiros na região, estimulou o desenvolvimento da cidade nos aspectos econômicos, sociais e educacionais.
O prédio da Estação Goiás, atualmente Palácio dos Ferroviários, onde funciona a prefeitura, foi inaugurado em 1928. Naquela época enquanto a maioria dos cargos importantes das empresas era ocupada exclusivamente por homens, na Estrada de Ferro Goiás – EFG, as mulheres assumiam os cargos de chefia.
Fundado em 2005, o Museu dos Ferroviários preserva estas e outras histórias. O local é responsável por reacender o interesse dos araguarinos pela sua cultura e dedicar um espaço aos trabalhadores que ajudaram a criar a Araguari que conhecemos hoje.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade seg, 2 de dezembro de 2024
- Varginha lança parque tecnológico sáb, 30 de novembro de 2024
- Valadares investe R$ 5 milhões em terminal sex, 29 de novembro de 2024
- A CEMIG ESTÁ TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MINAS GERAIS sex, 29 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (29/11) sex, 29 de novembro de 2024
- Falta de Insulina NPH em Divinópolis qui, 28 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso qua, 27 de novembro de 2024
- Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo ter, 26 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...