Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Dia “D” de Erradicação do Trabalho Infantil reúne mais de 200 pessoas

qui, 5 de outubro de 2017 05:02

Da Redação

Objetivo do evento foi chamar a atenção do público para a situação do município

A secretaria de Ação Social promoveu, nessa quarta-feira, 4, o Dia “D” de Erradicação do Trabalho Infantil, que reuniu mais de 200 pessoas. O objetivo do evento foi chamar a atenção do público para a situação do município.

De acordo com a assistente social Karla Cardoso Borges, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o evento é de extrema importância para a discussão do tema. “Esse tipo de mobilização da sociedade como um todo e da rede de atendimento é importante para podermos sensibilizar os participantes e combater todas as formas de trabalho e exploração. Também precisamos sensibilizar as pessoas que contratam, pois não é responsabilidade apenas da família, mas de toda uma rede que, muitas vezes, contrata de forma indevida”.

Diversas atividades para erradicação do trabalho infantil estão sendo promovidas durante o semestre

Diversas atividades para erradicação do trabalho infantil estão sendo promovidas durante o semestre

 

A assistente social comenta que também é necessário discutir políticas públicas a partir de dados e do território do município. “Araguari é uma cidade que tem 7% de área rural e 93% de área urbana, então, precisamos pensar as políticas a partir desses territórios”.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 apontam a diminuição dos casos de trabalho infantil dos 10 aos 17 anos. “Esse censo não traduz o recorte de 0 a 9 anos, que também é uma preocupação. Os municípios estão recebendo recursos para o enfrentamento do trabalho infantil e a promoção de diagnósticos que traduzam toda a questão da infância e adolescência também é um dos desafios”.

Segundo a assistente social, existem vários mitos e verdades relacionadas ao trabalho infantil. “Estudos comprovam que, entrando mais cedo no mercado de trabalho, a criança está exposta a muitos riscos, inclusive na utilização de drogas. Também temos a questão da condição peculiar de desenvolvimento físico e psicológico e da evasão escolar. Além disso, existem estudos que comprovam que eles não contribuem com a renda familiar. A criança e o adolescente expostos a esse tipo de situação acabam sendo escravizados, explorados e mal remunerados”.

Eunice Mendes, secretária de Trabalho e Ação Social, ressalta que o objetivo das ações não é apenas mudar a realidade do município, mas também garantir um futuro melhor para as crianças e adolescentes. “Conforme os dados estatísticos do ano de 2010 levantados pelo IBGE, Araguari estava em 23º lugar em Minas Gerais dos municípios com maior incidência de trabalho infantil. Estamos reunindo forças para mudar esse quadro e garantir um futuro melhor para nossas crianças para que elas não sejam acometidas pelos malefícios do trabalho infantil”.

A secretaria de Ação Social está promovendo diversas atividades durante o semestre como parte do plano de ação para a erradicação do trabalho infantil. “No dia sete de novembro teremos um fórum regional para discutirmos ações de erradicação do trabalho infantil. Além disso, estamos promovendo um concurso de redação e teremos um curso para jovens aprendizes em seis escolas do município, para que os alunos possam ser preparados para a inserção no mercado de trabalho, de acordo com a legislação”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: