Deputado Raul Belém viabiliza vinda de curso de Agronomia para Araguari
ter, 5 de novembro de 2024 08:07Da Redação

Legenda: A duração do curso é de, em média, cinco anos, divididos em dez semestres
A previsão é que o curso comece no próximo ano
Na manhã desta segunda-feira, 4, o deputado Estadual Raul Belém (Cidadania) se reuniu com representantes de entidades, na sede da Coocacer, para discutir a implantação do curso de Agronomia na Universidade Estadual de Minas Gerais. A UEMG, inaugurada na cidade no ano de 2023, já conta com o curso de Direito e está instalada nas dependências da Escola Estadual Raul Soares.
Com Araguari sendo uma das cidades do país mais importantes e ricas do agronegócio, o curso vem enriquecer ainda mais a cidade, além de gerar capacitação e oportunidade, formando mãos de obras para essa área de grande progresso e amplo desenvolvimento.
O documento foi assinado pelas autoridades e será levado às mãos do governador Romeu Zema e também da reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues, para ser aprovado e, se possível, já iniciado em 2025.
A agronomia no Brasil enfrenta uma série de tendências e desafios que moldam o cenário agrícola do país. Estas tendências refletem uma busca contínua por maior eficiência, sustentabilidade e adaptação às mudanças ambientais e de mercado. A Agricultura de Precisão está revolucionando a maneira como os agricultores gerenciam suas terras. O uso de tecnologias como GPS, drones e sensores permite um manejo mais eficiente de culturas, com otimização de insumos, redução de custos e aumento da produtividade.
O curso
Agronomia é uma área multidisciplinar das ciências agrárias que se dedica ao estudo e ao manejo dos recursos naturais para a produção de alimentos, fibras, biocombustíveis e outros produtos de origem vegetal. Os agrônomos aplicam conhecimentos de biologia, química, física, matemática e ciências sociais para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção agrícola, buscando aumentar a produtividade, reduzir os impactos ambientais e garantir a segurança alimentar. Eles podem trabalhar em diversas áreas, incluindo agricultura, agroindústria, pesquisa, consultoria, extensão rural e desenvolvimento de políticas agrícolas. O curso prepara os alunos para atuarem no manejo e na produção agrícola.
O agrônomo é um profissional especializado em ciências agrárias e pode trabalhar em uma variedade de setores e ambientes, contribuindo para o avanço da agricultura e do desenvolvimento rural. Na agricultura, o trabalho envolve a produção direta, ajudando a maximizar colheitas, controlar indiretamente e doenças, gerenciar o solo e adotar práticas sustentáveis. Na pesquisa e desenvolvimento, a atuação ocorre em universidades e centros de pesquisa para criar novas técnicas, melhorar a qualidade das culturas e desenvolver novos produtos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Semana de muitas obras na BR&381 qua, 23 de abril de 2025
- Coluna: Da Redação (23/04) qua, 23 de abril de 2025
- Cerimônia da Medalha da Inconfidência homenageia nomes que marcam a história de Minas e do Brasil qua, 23 de abril de 2025
- Doação de sangue: Fundação Hemominas informa que somente o tipo AB+ está em nível estável qua, 23 de abril de 2025
- Duas pessoas morreram após colisão frontal na BR-365 qua, 23 de abril de 2025
- Comunidade se mostra apreensiva após mais um acidente fatal na Avenida Brasil qua, 23 de abril de 2025
- Feriadão é marcado com prisões e apreensões de drogas nas rodovias da região qua, 23 de abril de 2025
- Zona da Mata terá nova ZPE ter, 22 de abril de 2025
- Fenarap movimentou R$ 25 milhões sáb, 19 de abril de 2025
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...