Domingo, 25 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Deltaway é contratada pela prefeitura para instalação de sistema e câmeras de vídeomonitoramento

qua, 29 de novembro de 2023 08:03

Da Redação

Os radares de velocidade são ferramentas de fiscalização eletrônica no trânsito
Divulgação

Os radares de velocidade são ferramentas de fiscalização eletrônica no trânsito. Essa tecnologia é usada pelos órgãos oficiais para aferir a velocidade dos veículos com o intuito de evitar os excessos nas ruas, avenidas e nas estradas do país. É bom mencionar que, quem regulamenta a utilização destes equipamentos é o

Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), através da resolução 396/11.

No Brasil são utilizados quatro tipos de radares que se diferenciam segundo o seu modo de funcionamento e tipos de medição, são eles: fixos, estáticos, móveis e portáteis.

Os radares fixos são instalados nas vias, normalmente em postes. Eles captam a velocidade e registram a imagem do veículo que trafegar acima da velocidade. Os radares estáticos costumam ser utilizados pela Polícia Rodoviária Federal em operações especiais. Ficam instalados em um suporte ou veículo, alocados em pontos específicos. Também registram imagens de veículos acima do limite da via. Os radares móveis funcionam instalados em um veículo e trabalham com ele em movimento. Não registram imagens, somente fazem a medição da velocidade. Já o radar portátil é operado manualmente por um agente de trânsito que deverá apontá-lo para o veículo e assim efetuar a medição.

 

Ressalta-se que, no caso de radares fixos, os sensores magnéticos são colocados no asfalto, calculando o tempo que o veículo leva para passar de um ponto ao outro, definindo a velocidade. Se este for ultrapassado, a câmera é acionada. Já os radares móveis captam a velocidade de acordo com a percepção de ondas eletromagnéticas que são emitidas pelo veículo em movimento.

No dia 22, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, publicou no Correio Oficial que a empresa Deltaway Sistemas de Trânsito e Tecnologia Ltda foi contratada, visando a locação de sistema e câmeras destinadas ao vídeomonitoramento das vias públicas do município de Araguari/ MG.

Conforme a prefeitura, o prazo de vigência do contrato é de doze meses, compreendidos entre 22/11/2023 à 22/11/2024, com o valor global de R$ 1.332.790,00 (um milhão trezentos e trinta e dois mil e setecentos e noventa reais).

Ontem, 28, a reportagem da Gazeta conversou com o secretário de Trânsito para saber mais detalhes sobre os radares eletrônicos que serão instalados no município. “Já sinalizamos os primeiros locais que irão receber a fiscalização eletrônica (avenida Belchior de Godoi; avenida Mato Grosso, próximo à rua São José; avenida Santos Dumont, próximo à rua Coromandel), visando reduzir ao máximo os acidentes que estão acontecendo nesses locais. Posteriormente, serão divulgados outros locais onde serão instalados mais radares”, explicou.

1 Comentário

  1. ELIANE disse:

    Araguari está se modernizando, isso é muito bom.

Deixe seu comentário: