Sábado, 11 de Maio de 2024 Fazer o Login

Decreto oficializa secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas

sáb, 20 de junho de 2015 08:23

Da Redação

Com nova postura, equipes ganham diferentes resultados em ações de prevenção

A partir deste ano, a secretaria Antidrogas de Araguari passa a atender por secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas. A mudança foi concretizada após decreto publicado na quarta-feira, 17, no Diário Oficial, evidenciando uma nova realidade no tratamento das ações pelo município.

Novas políticas de prevenção ganham saldo positivo no município

Novas políticas de prevenção ganham saldo positivo no município

 

Instituída em abril de 2013, a secretaria foi responsável por diversas iniciativas integradas, reunindo entidades, estudantes, profissionais e até campeões olímpicos nas ações de conscientização. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, a coordenadora do departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana, tratou a mudança como um sonho da equipe.

“Nosso lema não é o da proibição, visto que essa é uma política de repressão. A ideia é atribuir novas possibilidades, oferecendo caminhos a serem seguidos e alertando sobre os cuidados, consequências e formas de prevenção. O novo nome era um sonho desde o início, pois reflete aquilo que representa o nosso trabalho e que desenvolvemos pelo município”, destacou.

Recentemente, a secretaria reuniu centenas de jovens araguarinos por meio do projeto “Embaixadores do Esporte”, que teve a presença do campeão olímpico de vôlei, André Heller. Durante visita a três instituições de ensino, ele enalteceu a importância da saúde e qualidade de vida no esporte, fator que o distanciou cada vez mais do perigo das drogas.

Este mês, diversas comunidades terapêuticas, centros educacionais e entidades locais recebem as ações do projeto “Junho Branco”, que prevê uma série de iniciativas a fim de reforçar a política de prevenção. Ainda segundo Rosália Resende, apesar dos desafios, as atividades atingem resultados positivos até então.

“Estamos percebendo da própria sociedade o saldo que conseguimos por meio dessas ações. Seja de pessoas que estão conseguindo ressocializar na comunidade, reintegrar no mercado de trabalho ou pelo menos optar por seguir uma vida saudável, longe das drogas. Felizmente, recebemos um retorno bastante positivo naquilo que desenvolvemos”, afirmou.

PRÓXIMAS AÇÕES

No próximo dia 26, a secretaria desenvolve a “Marcha pela Vida”, em alusão ao Dia Mundial de Combate às Drogas. A iniciativa contará com o envolvimento dos alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, que deixarão as imediações da praça Getúlio Vargas com destino a praça Manoel Bonito.

No dia seguinte, a assistente social Jaqueline Paiva ministrará uma palestra para falar sobre as novas políticas de prevenção. O palco será o auditório da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). De acordo com o governo federal, mais de seis milhões de brasileiros sofrem de dependência química, o equivalente a 3% da população geral.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: