Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

De Prosa com a Ares – Conhecimento compartilhado

qui, 12 de junho de 2014 00:00

abertura de prosa com a ares

Agência mineira inova em propor soluções por meio da experiência de outras empresas

A agência Alquimia foi fundada pelo publicitário Mário d’Alcântara, em 2010. Mário decidiu inovar. Diferentemente do que fazem as instituições de ensino, ligadas às teorias, e também ao modelo de Havard, que utiliza de cases, a Alquimia propõe solucionar o problema por meio de “compartilhamento vivencial de experiências já vividas por instituições similares na solução de problemas de gestão”. Para falar um pouco mais sobre esse novo modelo, confira a entrevista realizada com o fundador, Mário d’Alcântara.

Mário d’Alcântara. Foto: Divulgação

Mário d’Alcântara. Foto: Divulgação

Como funcionam os programas de
compartilhamento de conhecimento (Knowledge
Sharing Programs – KSP) da Alquimia?

A Alquimia consulta o mercado sobre problemas enfrentados pelas empresas em uma determinada área específica de comunicação e marketing (propaganda, design, relações públicas, marketing digital, etc). De posse de uma “temática central”, monta, com sua equipe dos Estados Unidos e da Europa (New York, Chicago, Londres, Paris, Buenos Aires, Amsterdam) uma agenda de compartilhamento junto às empresas que já enfrentaram e solucionaram crises específicas em determinado problema de gestão: inovação, modelos especiais de compensação financeira, gestão de recursos humanos, etc. Os grupos, de no máximo quinze profissionais, são levados às empresas selecionadas, onde uma equipe local da alta direção discute seus modelos, suas soluções e realizam um seminário pelo qual tais questões são debatidas com os empresários brasileiros.

No período de duração do programa, o que o participante aprende? O que o curso oferece para a vida profissional dele?
Alguém, em algum lugar, já encontrou uma solução prática, viável, estratégica e taticamente factível para aquele problema específico que as empresas do Grupo estão enfrentando. A Alquimia destaca, em seus programas, dez (10) principais benefícios para os participantes de seus KSP’s:

Informações de capital intelectual de valor inestimável; Insights de inovação criativa; formulação de novas soluções através dos debates; novas estratégias e táticas de negócios para sua empresa; métodos de gestão de conhecimento; ferramentas para readequar sua cultura organizacional; novos modelos de negócios; novas soluções para problemas similares de gestão; revisão de sua política de RH; vantagens competitivas para sua empresa.

Para quais cidades do mundo a Alquimia já levou clientes?
Nova Yorque, Chicago, Londres, Paris, Amsterdã, São Francisco são as grandes “salas de aula” da Alquimia.

Já tem data e local para o próximo programa?
Sim. Temos três programas em março: de 7 a 15, de 15 a 22 e de 22 a 29. Em abril temos outro Grupo com profissionais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Junho e Julho, temos um programa de estágio, durante trinta (30) dias, para jovens executivos de propaganda em agências de Nova York, totalizando quarenta em Junho, quarenta em Julho. Em agosto temos um Grupo de Profissionais Mineiros para Nova York, e outro Grupo de Jornalistas para Chicago. Setembro e Outubro temos San Francisco ( Design) e Londres e Paris, Propaganda.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: