Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Dandô se apresenta em Araguari

ter, 29 de julho de 2014 01:02

BIA MONTES – Especial: Durante a temporada 2014, Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, teve sua primeira apresentação em Araguari, na noite de 26 de julho na galeria da Casa da Cultura Abdala Mameri, tendo como anfitrião o cantor e compositor André Salomão. A apresentação de Katya Teixeira teve participações de João Arruda, Luiz Salgado e Erick Castanho.

O projeto Dandô, visa à circulação de música por todo o país, com artistas de várias regiões criando um intercâmbio e também gerando novas plateias. O nome Dandô foi inspirado no trecho da música, “Canto dos Ipês Amarelos”.

“Ô dandei… Olha o vento que brinca de dandar. Ele vem pra levar as andorinhas e quem sabe a canção para uma janela. Saciar o ipê que se formou e roubar suas flores amarelas.”

O termo “dandar” reflete uma expressão de movimento, de andar, e, assim foi a inspiração para nomear e também homenagear Dércio Marques (falecido em 2012), mineiro de Uberaba que muito fez pela música e por intérpretes e compositores que estão fora do eixo de mídia de massa.

Segundo a idealizadora do projeto Katya Teixeira; “Com o conceito de espalhar um canto em cada canto, o ‘Dandô’ está percorrendo o território nacional, promovendo amplo intercâmbio entre músicos, público e comunidade. Desbravando novos caminhos com boa música, assim como fez e ensinou o próprio Dércio Marques”.

Para o anfitrião da noite, André Salomão, o Dandô em Araguari foi importante, pelo reconhecimento do público presente.  “Foi uma noite de conexões entre artistas e público. Inauguramos o circuito em nossa cidade com um espetáculo que trouxe a certeza de que as pessoas de Araguari apreciam esse tipo de evento, com músicas autorais que estão fora dos veículos de comunicação em massa,”destacou Salomão.

A próxima apresentação do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, está marcada para o mês de agosto. O anfitrião André Salomão receberá como convidado o músico Érick Castanho, com participação dos sapateadores do Studio “A” de Dança.

Quem é quem

André Salomão – Músico araguarino, que faz de sua intuição, uma ferramenta para criar a expressão do que sente em relação às pessoas e à natureza. Sempre preocupado em passar seu recado, sem esquecer-se de poetizar seus pensamentos. Suas composições são uma saborosa mistura de temperos brasileiros, que fazem de sua obra, uma viagem sonora pela música deste país.

Katya Teixeira – Cantora, compositora e instrumentista, fortemente influenciada pelo folclore e pela música latino-americana. Sua proposta musical é a de pesquisar e mesclar a cultura dos povos de todo o mundo como um reflexo de Brasil. Seu trabalho tem a marca da garimpagem e alquimia musical, onde se nota elementos de uma lírica compreensão do homem e da terra. Apresenta um repertório variado, harmonizando voz, violão e rabeca, acompanhada de violões, viola caipira, bandolim e percussão, obtendo assim timbres e nuances, num espetáculo de grande beleza.

Luiz Salgado – Cantador e violeiro, mineiro da região do Alto Paranaíba, Patos de Minas. Atualmente, mora em Araguari e busca através da música, demonstrar a alma simples do povo do interior. Sua música trata de coisas simples e ao mesmo tempo relevantes como a preservação do Cerrado e de toda a fauna e flora, assim como a cultura mineira e brasileira.

João Arruda – Cantador, tocador de violas, rabecas, percussões e apaixonado pela cultura musical dos povos, nascido na cidade de Campinas, é considerado um dos jovens promissores artistas da música brasileira comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura popular brasileira, bem como de outros cantos.

Erick Castanho – músico, compositor e produtor musical atuante no cenário uberlandense há mais de sete anos. Seu trabalho varia desde a cultura regional mineira ao rock, muitas vezes encontrando na mistura de diferentes estilos uma identidade musical inovadora.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: