Curso Integrado de Prevenção à Criminalidade mobiliza polícias Civil e Militar
qua, 7 de setembro de 2016 05:28Da Redação | Com Assessoria
Policiais Militares do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) e delegados de área da Polícia Civil participam do primeiro Curso Integrado de Prevenção à Criminalidade, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade.
Cerca de 30 policiais que atuam diretamente nos territórios atendidos pelos programas de prevenção à criminalidade Fica Vivo! e Mediação de Conflitos participam da capacitação, que tem como objetivo aprimorar a atuação dos profissionais nesses territórios, proporcionar conhecimento acerca das metodologias de cada programa e alinhar as possibilidades de intervenção conjunta.
Além da abordagem sobre as metodologias dos programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos, os participantes também serão instruídos quanto à forma de atuação do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e da Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa).
Esses programas atendem a um público vulnerável composto de jovens moradores de territórios com alto índice de homicídios, egressos do sistema prisional e pessoas que cumprem penas alternativas.
O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) Sérgio Barboza Menezes, disse que o treinamento constitui um marco na história da segurança pública de Minas Gerais. “Hoje nós falamos em índice de criminalidade porque no passado não atuamos adequadamente na prevenção. A integração das polícias e os trabalhos de prevenção são essenciais para a melhoria desses índices. Temos que tirar os jovens e as crianças das vertentes de criminalidade”, disse Menezes na abertura do curso.
A capacitação é uma forma também de aproximar os atores envolvidos nas ações do Estado para a redução da violência e dos índices de criminalidade, considerando que é imprescindível para a promoção de uma cultura de paz a integração entre os policiais, os oficineiros do Programa Fica Vivo!, os técnicos dos programas de prevenção e o público atendido.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Escolas de Uberaba terão botão de pânico qui, 1 de outubro de 2026
- DA REDAÇÃO – 1 DE OUTUBRO qui, 1 de outubro de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados incentiva novos negócios com apoio do Sebrae qui, 1 de outubro de 2026
- Araguari se prepara para a 5ª edição do Motocross qui, 1 de outubro de 2026
- Às vésperas de completar cinco anos, BNI Veloz inicia novo ciclo em Araguari qui, 1 de outubro de 2026
- Motoristas precisam de atenção ao trafegar após temporada de sol forte qui, 1 de outubro de 2026
- Desrespeito aos pontos de ônibus preocupa e cobra fiscalização em Araguari qui, 1 de outubro de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 1 DE OUTUBRO qui, 1 de outubro de 2026
- Viajantes enfrentam problemas em rota mais curta de Araguari até Caldas Novas qui, 1 de outubro de 2026
- 11ª Conferência Municipal de Saúde debate desafios e propostas para o setor em Araguari qui, 1 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...