Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Curso gratuito de formação continuada abre inscrições

qui, 20 de março de 2014 16:50

DA REDAÇÃO – O Museu Diversão com Ciência  e Arte  (Dica),  do  Instituto  de  Física (Infis)  da  Universidade  Federal  de Uberlândia (UFU), oferece curso gratuito de formação continuada para professores. São ofertadas 20 vagas para docentes de ciências do ensino fundamental. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de março. Os interessados deverão preencher ficha de matrícula disponibilizada no link http://dica.ufu.br/forms/luzevida.  As aulas terão início no dia 29 de março e acontecerão  aos sábados, com uma carga horária de 28 horas, divididas em sete encontros.

O tema do curso será “Luz e Vida”. Mônica Cunha Ramos, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU), é responsável por ministrar os encontros deste ano. Ela explica que a proposta desta formação continuada  tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que definem a ementa do ensino no Brasil  e direcionam as temáticas do projeto. “O objetivo deste trabalho é contribuir na formação conceitual e metodológica do docente, já que o ensino fundamental II apresenta habilidades de física que fazem parte da disciplina de ciências, conforme documento oficial mineiro Conteúdo Básico Comum (CBC), que por vezes não são abordados na graduação”, disse.

A programação do curso contará com oficinas sobre fotossíntese e espectroscopia, ministradas por Rosana Maria Nascimento de Assunção, professora da Faculdade de Ciências Integradas do campus Pontal (FACIP/UFU), e Marisa Almeida Cavalcante, professora da  Pontifícia  Universidade  Católica  de  São Paulo.

O Curso de Formação Continuada de Professores acontece desde agosto de 2011, sempre no início do semestre letivo. Ivair Gonzaga, monitor do Museu, comenta que inicialmente os cursos eram realizados no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe,), mas que, a partir de 2012 passaram a ocorrer  no Museu Dica. Os temas abordados no curso até o momento foram: “Física no Ensino Fundamental”, “Física Moderna”, “Leis de Conservação” e “Astronomia”.

Sorandra Corrêa de Lima, professora do Instituto de Física da UFU e colaboradora do curso, destaca que a iniciativa do trabalho surgiu com um  projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo continuidade com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com a proposta de aprimorar as temáticas de ciências abordadas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Para ela, “a ideia principal não é impor metodologias e técnicas do ensino científico para os professores, mas fazer com que os professores reflitam sobre os conteúdos ensinados, à fim de propor autonomia para mediar este conhecimento junto aos seus alunos.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: