Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: Renato Carvalho assina decreto com novo ‘toque de recolher’ em Araguari

qua, 2 de junho de 2021 08:15

Da Redação

Araguari, que ainda está classificada na Onda Amarela do Minas Consciente, vem registrando um aumento nos casos e óbitos por Covid-19, além de alta na ocupação de leitos de UTI e enfermarias na cidade, o que preocupa a Administração Municipal.

Nesse cenário pandêmico, a prefeitura de Araguari já estudava a publicação de medidas restritivas. Com o agravamento do quadro e a possibilidade de uma terceira onda da doença em iminência, um novo decreto é publicado pela gestão municipal nesta semana com novas restrições, que objetivam conter o vírus e proteger as vidas dos cidadãos.

Administração Municipal se reúne com representantes de classe para esclarecimentos das novas restrições

 

Dentre as novas restrições, a principal delas é a restrição total de circulação de pessoas (‘toque de recolher’) entre 23h e 5h, com exceção de profissionais que atuam em períodos noturnos e madrugada com documento comprobatório, ou pessoas em salvamento e qualquer outro tipo de socorro.

Ainda em relação às limitações, os eventos que visam lucro estão proibidos; os demais precisam apresentar um plano de contingenciamento provando as condições do local, quantidade limitada em 100 pessoas e com protocolo sanitário apresentado à Vigilância Sanitária do município, que precisará dar um parecer favorável.

Os serviços de delivery (entregas) também estão limitados, e só funcionam entre 5h e 23h.

De acordo com a prefeitura, na última reunião realizada com representantes da administração do município, Polícia Militar, Força Tarefa e comércio, foram reforçadas as penalidades pelo descumprimento em relação às regras.

Segundo a prefeitura, muitos estabelecimentos comerciais conhecidos da cidade já têm duas notificações. Na terceira, a partir de agora, o local é fechado por 30 dias, e na quarta notificação, por 60.

O decreto, que constará hoje no Correio Oficial, entra em vigor imediatamente à sua publicação.

 

VACINAÇÃO

Nesta quarta-feira, 2, são aplicadas primeiras e segundas doses de AstraZeneca para idosos com mais de 60 anos de idade na Policlínica de Araguari, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.

Ainda, serão imunizados (CoronaVac) profissionais de saúde que passaram por agendamento, além de pessoas que também foram agendadas para segunda dose da CoronaVac.

Os profissionais da saúde vacinados com AstraZeneca no início do mês de março também recebem a segunda dose.

Nesta semana ocorre, no aeroporto da cidade, das 8h às 16h, a imunização de pessoas com comorbidades que tenham entre 18 e 59 anos de idade, sem necessidade de agendamento, porém, é obrigatório apresentação dos documentos que comprovam a comorbidade (laudo médico, receitas de remédios datada nos últimos seis meses). Pessoas com deficiência permanente (com ou sem BPC – Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência) também recebem a primeira dose. Idosos vacinados entre 2 e 3 de março com AstraZeneca também podem ir até o local para completar a imunização.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 13.682 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 3.309 pacientes em monitoramento, sendo 1.469 confirmados e 1.840 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 19 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 40 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo seis no Santo Antônio, doze na UPA, 19 no Hospital de Campanha e nenhum no São Sebastião. Ainda, foram computados 378 óbitos confirmados para a doença, sendo cinco nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta terça-feira, 1º.

1 Comentário

  1. darciano disse:

    PARECE que o porrete é mais pesado e o facão mais afiado,o coturno bate mais forte no chão, contra pequenos e medios comércios,como se fossem grandes propagadores do virús,os grandes se safam bem…distante trezentos km daí,vida social intensa em grandes bares,parece que estamos em céu de brigadeiro,,parques ao ar livre tanta gente sem mascara parece que estamos em Israel ,,,tomara que não precise retroceder ,mas o vai e vem tem se tornado padrão…só gostaria de ouvir compensações para o comercio e seus trabalhadores afetados por tudo isso no ãmbito do municipio ,ou será que ameaças funcionem melhor,,como dizia Reagan,não espere o governo resolvendo os seus problemas,o governo sempre será o problema

Deixe seu comentário: