Segunda-feira, 24 de Março de 2025 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros recebe curso sobre animais silvestres

sáb, 7 de março de 2015 01:50
Equipes foram treinadas e orientadas de acordo com a fauna típica da região

DA REDAÇÃO – O cerrado brasileiro como objeto de estudo. Foi assim que integrantes do Corpo de Bombeiros trataram um curso oferecido nesta quarta-feira, 4, quando evidenciaram os cuidados sobre a fauna silvestre que envolve a região.

A iniciativa, que leva o nome “Mamíferos do Cerrado”, partiu do Programa de Conservação do Cerrado, que prevê treinamentos e orientações acerca de primeiros socorros e procedimentos básicos. A principal missão é indicar a maneira de lidar com animais de grande porte, como tamanduás, onças pardas, jaguatiricas, lobos e outros comuns na região.

O grupo, que leva o conhecimento a proprietários de fazendas desde Araguari até o sul de Goiás, também enfatiza a melhor forma de conviver pacificamente, compreendendo os aspectos ecológicos, de saúde e alimentação. Essa semana, foi a vez do 10º Pelotão de Bombeiros Militar se tornar mais um destino do projeto.

Durante o curso, as equipes receberam noções de primeiros socorros, como imobilização de fraturas, picadas de insetos e captura de animais peçonhentos. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o sargento Lucenildo Batista Alves enalteceu a iniciativa.

“O curso é muito importante, porque envolve todos os animais silvestres da nossa região. Além das noções de primeiros socorros, a orientação também é fundamental para mostrar como se comportar em eventuais situações”, destacou.

Mantida pela UFG (Universidade Federal de Goiás) e CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa), a equipe elabora a catalogação completa dos animais silvestres que representam a fauna do cerrado.  O curso é direcionado diretamente para as ações efetivas do programa.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: