Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros e secretarias de Saúde e de Trânsito se unem em ação de prevenção a acidentes no trânsito

sex, 17 de fevereiro de 2023 08:03

Da Redação

Foram passadas várias orientações sobre o trânsito

No Brasil, o trânsito ainda mata mais de 33 mil pessoas por ano. No compromisso que o país fez com a Organização das Nações Unidas a meta é de reduzir pela metade o número de mortes até 2028.

Em Araguari, no dia 15, das 9h às 10h30min, no Posto Cascavel, foi realizada a primeira ação conjunta entre a Secretaria de Saúde, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar e a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SETTRANS), com a finalidade de promover a prevenção de acidentes de violência no trânsito.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, na ação foram passadas orientações sobre segurança no trânsito, abrangendo desde aspectos relacionados à sinalização, até informações sobre direção defensiva e uso correto dos equipamentos de segurança, como o cinto de segurança.

Ainda conforme os bombeiros, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações planejadas pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, em parceria com vários órgãos e instituições de Araguari; com o objetivo de conscientizar a população e colher dados e indicadores de acidentes e violência no trânsito. Vale destacar que, essas ações são custeadas por um repasse recebido através da resolução 7732, que instituiu um incentivo financeiro para o fortalecimento da vigilância das causas externas, com foco nas violências e acidentes de trânsito.

A criação do Comitê Intersetorial de Prevenção da Violência e Acidentes no Trânsito, denominado “Trânsito Seguro e a Prevenção da Violência e Acidentes no Trânsito” foi uma das medidas debatidas em reunião, no dia 9, que contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar, da Eco Vias, do SAMU, da SETTRANS e de hospitais de Araguari.

“Com a união de esforços entre as instituições envolvidas, ações como essa têm o potencial de contribuir significativamente para a redução dos índices de acidentes e violência no trânsito, tornando a cidade mais segura e melhorando a qualidade de vida da população”, disse o Corpo de Bombeiros.

Ontem, 16, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari para saber mais detalhes sobre essa ação em conjunto. De acordo com a sargento Adriana Campos, hoje será realizada outra ação como essa, no posto da Polícia Rodoviária Estadual, e a intenção é promover várias durante todo o ano.

1 Comentário

Deixe seu comentário: