Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coordenador da Zoonoses fala sobre aumento do número de casos de dengue e chikungunya no município

qua, 3 de abril de 2019 05:33

Da Redação

Os parlamentares se reuniram em sessão ordinária da Câmara Municipal, na tarde de ontem, 2 de abril. Após a apresentação de requerimentos, Guilherme Borges Pereira de Carvalho, que assumiu a coordenação do Departamento de Controle de Doenças e Zoonoses na última semana, usou a tribuna para falar sobre o aumento do número de casos de dengue e chikungunya no município.

Anteriormente, os vereadores haviam pedido esclarecimentos sobre as ações desenvolvidas na cidade, para conter o avanço da doença. De acordo com coordenador, o Departamento segue promovendo ações de combate ao Aedes Aegypti e os trabalhos estão sendo intensificados na cidade. No último sábado, 30, por exemplo, a equipe de agentes de endemias esteve nos bairros Novo Horizonte, Canaã e Beatriz onde foram recolhidas mais de 12 toneladas de possíveis criadouros do mosquito.

“Estamos trabalhando no planejamento de ações, além dos mutirões de limpeza que estão sendo realizados aos finais de semana. Também estamos estudando a possibilidade de o município receber verbas exclusivas para ampliar ações de combate e intensificar os mutirões durante todo o ano, para melhorar a situação na cidade.”

Indagado sobre os dados registrados em Araguari, o coordenador ressaltou que há 612 casos confirmados de dengue até o mês de março. Segundo ele, até o momento não há nenhum caso de dengue hemorragia ou óbito registrado no município, diferente do que está sendo divulgado. “Houve o registro de uma morte na cidade, entretanto, verificamos que a mulher residia em Uberlândia onde contraiu dengue, sendo posteriormente atendida pela equipe médica e velada em nosso município.”

Quanto à execução dos mutirões o cronograma segue com atividades na região do bairro Aeroporto, no dia 6 de abril. Diariamente, os agentes comunitários também estão promovendo visitação nas residências e fazendo o bloqueio através da bomba costal (UBV leve) principalmente em terrenos baldios e casas abandonadas. “Os mutirões estão seguindo um cronograma, acompanhado pelo secretário de Saúde, Guilherme Afonso. Estamos aguardando a conclusão do cronograma para divulgar os novos bairros que receberão as equipes nas próximas semanas,” ressaltou.

Sobre o fumacê, ele ressaltou que permanecerá na cidade até o dia 24 de abril. Diante dos questionamentos, ele explicou que o veículo é disponibilizado pelo Estado, que também manda a programação aos municípios. Em Araguari deve ser feito em 514 quarteirões. “Estamos nos mobilizando para atender todos os bairros, temos uma excelente equipe na cidade que precisa ser reconhecida, porque faz um bom trabalho. Desenvolvemos projetos e queremos o apoio de toda a população, pois, temos certeza que vamos vencer esta epidemia na cidade.”

Para tratar do assunto, uma nova reunião foi marcada para a sexta-feira, 5, às 15h. O encontro que acontece na Câmara Municipal, conta com a participação do coordenador da Zoonoses, vereadores e também dos membros das Comissões de Saúde e de Serviços Públicos.

Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Araguari está entre as cidades que apresentam números preocupantes relacionados aos casos de dengue. Conforme os dados do Boletim Epidemiológico no município foram contabilizados 1.324 casos prováveis da doença até o dia 25 de março. No período de uma semana, os registros de febre chikungunya também passaram de 21 para 76 na cidade.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: