Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Conselho Municipal do Idoso participa de Conferência Estadual em prol dos Direitos da melhor idade

sex, 23 de outubro de 2015 08:08

Da Redação

Com o tema “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”, a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida entre os dias 7 e 9 de outubro em Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte, teve a participação de araguarinos como delegados eleitos na Conferência Regional promovida no mês de julho, em Uberlândia.

Paulo Roberto de Melo, presidente do Conselho Municipal do Idoso e a conselheira Marina Dias

Paulo Roberto de Melo, presidente do Conselho Municipal do Idoso e a conselheira Marina Dias

O objetivo do evento a nível estadual foi o de consolidar as propostas levantadas nos municípios, que serão levadas à etapa nacional no período de 2 a 6 de maio do próximo ano, em Brasília/DF. As etapas municipais ou regionais, que começaram em fevereiro e terminaram em julho, tiveram a participação de aproximadamente 20 mil pessoas, vindas de diversas regiões de Minas Gerais.

Os representantes do município: Paulo Roberto de Melo, presidente do Conselho Municipal do Idoso e a conselheira Marina Dias, avaliaram positivamente a Conferência Estadual, tendo em vista os possíveis recursos a serem implementados em prol da melhor idade.

“Araguari pode não conseguir ser representada na Conferência Nacional, pois havia poucas pessoas daqui que se candidataram a vaga de delegado. Conquistamos a suplência. Por isso, a nossa participação será efetiva se houver desistência de algum delegado de outra cidade”, explicou.

Apesar disso, o presidente do Conselho se mostrou otimista a respeito das propostas ligadas aos direitos dos idosos como a facilidade para conquistar gratuitamente as passagens de ônibus interestadual e questões envolvendo a diminuição de juros em empréstimos.

“Os municípios não têm condições financeiras para atender essa demanda. Por isso as conferências oferecem discussões para encontrarmos formas de resolver o problema, principalmente no que diz respeito à locomoção da pessoa idosa”, ressaltou o presidente, que agradeceu o apoio da secretaria do Trabalho e Ação Social da prefeitura de Araguari.

A criação de um espaço adequado para oferecer qualidade de vida a pessoas da terceira idade está entre as principais metas do Conselho e da secretaria de Trabalho e Ação Social.

“Para a construção de um Centro de Convivência do Idoso precisamos de verbas estaduais e federais e nesta Conferência discutimos sobre a importância deste local”, enfatizou.

Outra necessidade apontada pelo presidente diz respeito à implantação de um Fundo Municipal para o Conselho do Idoso. “Desta maneira iremos conseguir ajudar entidades como a Sociedade São Vicente de Paula e o Abrigo Cristo Rei”.

Atualmente, em torno de 90 idosos participam ativamente de atividades como dança e artesanato num espaço improvisado localizado na rua Maricota Santos, 141.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: