Comunidades terapêuticas participam de reunião no plenário da Câmara
ter, 8 de abril de 2014 00:40
Diretores de clínicas de recuperação voluntária participaram de discussão, juntamente com vereadores, na tarde de ontem. Foto: Gazeta do Triângulo
MEL SOARES – Nesta segunda-feira, representantes das comunidades terapêuticas: Pró-Vida, El Shadday e Ser livre estiveram na Câmara Municipal. O objetivo foi o de discutir sobre os projetos de lei de cada uma, os quais foram encaminhados pelo Executivo para a Câmara, que na sessão de hoje, 8, ou na próxima terça-feira, 15, promoverá a votação.
A aprovação dos projetos concederá às clínicas de internação voluntária, o subsídio único de R$ 30 mil, conforme prevê o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado com o Ministério Público em 2013.
O objetivo do recurso é sanar os problemas de infraestrutura, para que as comunidades sejam beneficiadas pelo programa do Governo Estadual denominado Aliança pela Vida.
Segundo os vereadores, para se inscrever neste projeto, as comunidades precisam estar de acordo com os quesitos estabelecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao ser contemplada, a comunidade pode receber R$ 900 por mês, para cada dependente químico.
Conforme elucidado em reunião, é preciso atender as necessidades destes dependentes não apenas em sua internação de aproximadamente seis meses, mas, sobretudo, na volta para a sociedade. “Eles precisam de suportes, como empregos e estrutura familiar, no intuito de voltarem à sociedade reintegrados. Por meio do fortalecimento de políticas públicas é possível conseguir que todos os agentes trabalhem em prol da recuperação dos dependentes químicos, com ações de qualificação profissional, por exemplo”, afirmaram os vereadores.
Uma das opções é a busca por parcerias com secretarias municipais e entidades, as quais poderão oferecer apoio na disponibilização de profissionais da saúde e reinserção no mercado de trabalho.
No intuito de verificar a burocracia para receber benefícios do Estado, o vereador Levi Siqueira (PMDB) estará em Belo Horizonte na secretaria Antidrogas, para agilizar o cadastramento das clínicas.
O próximo passo firmado na reunião consiste em marcar uma audiência com a promotora Cristina Fagundes, a fim de ajustar questões de utilização da subvenção de R$ 30 mil, no intuito de alterar alguns quesitos impostos pelo TAC.
Além disso, acontecerá reunião com o prefeito Raul Belém (PP) juntamente com as secretarias de Trabalho e Ação Social e Antidrogas, para solicitar benefício mensal de R$ 2 mil para cada clínica, que atualmente atende em torno de 15 dependentes químicos.
Participaram da reunião os vereadores Wesley Lucas de Mendonça (PPS), Levi Siqueira (PMDB), Paulo do Vale (PV), José Ricardo Resende (PPS), Rafael Guedes e Luiz Antônio de Oliveira – Luiz Construtor; ambos do SDD.
Clínica para mulheres
A comunidade terapêutica Esperança Viva, recentemente criada, também foi representada durante a reunião. Segundo informações, a clínica atende oito mulheres, mas ainda não participa dos benefícios, pois não é considerada de utilidade pública, uma vez que é atuante no município há apenas seis meses.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Exportações de minério de ferro de Minas recuam ter, 9 de junho de 2026
- IFL BH anuncia 17ª edição do Fórum Liberdade e Democracia com foco em liderança ter, 9 de junho de 2026
- Araguari Fut7, em parceria com os chineses do Qiuxim, faz boa campanha e termina em 3º lugar – Associação Prevenir de Monte Carmelo surpreendeu e chegou às semifinais ter, 9 de junho de 2026
- Had Mendes x América e Rei do Ovo/Botina Zeus/RLB Evolution x Nasa Auto Peças fazem os principais duelos da 3ª rodada ter, 9 de junho de 2026
- Indianópolis 88 anos: orgulho, tradição e o resgate histórico que emocionou a comunidade ter, 9 de junho de 2026
- Intervenções para realização de obras atingem cinco rodovias da região ter, 9 de junho de 2026
- RADAR – 9 DE JUNHO ter, 9 de junho de 2026
- Araguari: homicídio de barbeiro de 24 anos segue sob investigação da Polícia Civil ter, 9 de junho de 2026
- O maior campeonato da cidade começa no domingo, com dezesseis equipes e alguns candidatos ao título ter, 9 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 9 DE JUNHO ter, 9 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...