Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Comitê de enfrentamento à covid-19 verifica perfil epidemiológico municipal e realiza novas testagens

qui, 11 de junho de 2020 10:44

 Da Redação

 

As equipes têm realizado testes para acompanhar a transmissão do vírus na cidade

As equipes têm realizado testes para acompanhar a transmissão do vírus na cidade

O novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã desta quarta-feira, 10, mostra que Minas Gerais já chegou a 17.501 infectados e 409 mortos pelo novo coronavírus. Agora, são 542 municípios com registros da doença e 131 cidades registram mortes. Do total de casos confirmados, 2.293 estão internados e 8.619 em isolamento domiciliar.

De acordo com o ranking de cidades que possuem maior número de casos da doença, Belo Horizonte está no topo, onde há 2.770 infectados e 62 mortes. Em seguida vem Uberlândia, com 1.376 pessoas com a doença e 30 mortos, e logo atrás Juiz de Fora com 726 casos e 37 óbitos. O balanço de hoje informa ainda que 7.816 pacientes se recuperaram da doença no estado desde o início da pandemia, 2.293 ficaram internados em hospitais e 8.619 ficaram em isolamento domiciliar.

Araguari também tem registrado aumento no número de notificações relacionadas à doença, tendo registrado no sistema da SES-MG  38 casos confirmados, 18 em acompanhamento e 19 pacientes recuperados.

Em contrapartida, o município já ultrapassou 130 registros de pacientes infectados pela covid-19. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados até o fechamento desta edição, são 139 confirmações e 328 pacientes em monitoramento sob responsabilidade de Vigilância Epidemiológica do município. Há ainda um óbito confirmado para a doença e outros dois em investigação.

No total foram notificadas 1.358 suspeitas e 24 aguardam o resultado de exames laboratoriais.  Diante disso, a administração municipal tem realizado ações, visando a prevenção de novos casos, seguindo o protocolo de enfrentamento à covid-19. Na última terça-feira, 9, por exemplo, foi realizada a testagem rápida para Covid-19 em caminhoneiros do pátio de Triagem de Grãos, em parceria com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e Imepac (Instituto Master de Educação Presidente Antônio Carlos).

Na quarta-feira, 10, a ação foi promovida no posto Décio Buriti, localizado na BR-050, onde foram oferecidos testes rápidos e vacinação contra influenza aos caminhoneiros. “A testagem teve como objetivo identificar o maior número de motoristas que por ventura tiveram contato com vírus, mas não manifestaram sintomas. Dessa forma temos uma amostragem da circulação do vírus, pois, os caminhoneiros vivem em constante movimento no Brasil todo, ” disse o secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

Durante a testagem, também foi possível orientar os pacientes quanto às medidas de precaução da covid-19. Além disso, durante a manhã desta quarta-feira, o Comitê se reuniu com as equipes técnicas para analisar o perfil epidemiológico do município. “Verificamos como a doença está evoluindo em Araguari, sobretudo para entender a transmissão, pois, estamos num período mais crítico devido ao aumento de casos da covid na região e estado. Ao identificar os portadores do coronavírus, podemos tomar as medidas de saúde pública, visando a segurança da população”, completou.

Segundo ressaltou, nenhuma flexibilização ou alteração em serviços e atividades oferecidas em Araguari foi votada durante a reunião. Assim como o Estado, Araguari também liberou 10 novos leitos que já estão liberados para atendimento no Hospital de Campanha, localizado no bairro Miranda. O atendimento é voltado à baixa e média complexidade, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. No local, serão recebidos os pacientes com suspeita de Covid-19 encaminhados pelas unidades de saúde e também pelo programa “porta de entrada”. Caso necessário, o novo hospital tem capacidade de instalação para até 60 leitos.


Nenhum comentário

Deixe seu comentário: