Comissão é criada em Araguari para garantir inclusão social de alunos com deficiência
qua, 23 de agosto de 2017 05:53Da Redação
Foi criada no município, por meio do decreto nº. 111 assinado em 1º de agosto, a Comissão Permanente de Avaliação e Integração Social. O órgão passa a atuar junto à administração municipal, no que se refere a execução de políticas públicas voltadas à inclusão de alunos com deficiência.
De acordo com informações da secretaria de Educação, o principal objetivo da Comissão é promover o atendimento educacional especializado para a inclusão da criança e do adolescente na rede pública de ensino. Diante disso, fica a cargo da Comissão, avaliar e promover a inserção do estudante, após apuração por meio de laudo contendo a especificação de toda a patologia e as necessidades específicas de cada aluno.
Para isso, estarão à frente da Comissão, Vera Lúcia Viana de Souza que foi nomeada como presidente e Flávia Nasciutti que ocupará o cargo de vice-presidente. Para realizar um atendimento completo, a Comissão Permanente será composta por membros efetivos da secretaria de Educação. Além disso, foram designados psicólogos, psicopedagogas, professores em Atendimento Educacional Especializado (AEE), fonoaudiólogas, bem como, representantes dos responsáveis pelos alunos, intérpretes de Libras, professores de Braille e um médico neurologista.
Segundo o decreto, a criação da Comissão também é essencial para o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação (PME) instituto pela Lei nº 5.573, de 24 de junho de 2015 e que possui vigência até junho de 2024. A inclusão de pessoas com deficiência em escolas comuns de ensino regular também está amparada pela Constituição Federal/88 que define em seu artigo 205 “a educação como direito de todos, dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
O secretário de Educação Werley Macedo foi procurado para falar sobre a Comissão Permanente de Avaliação e Integração Social, entretanto, até o final desta edição ele não retornou às ligações da reportagem.
Membros Efetivos
- Psicólogos: Marcos Antônio Alvim / Suely Maria Moro Gorla
- Psicopedagoga: Lilian de Freitas Sousa Basílio
- Professor em Atendimento Educacional Especializado: Mônica Ribeiro da Silva Barbaresco
- Fonoaudióloga: Elaine Florentino Pacheco
- Coordenador Educacional de Criança e Adolescente: Iara Cristina Rodrigues Alves de Faria
- Monitora: Cátia Regina da Silva
- Representante dos Pais: Thereza Christina Griep
- Intérprete de Libras: Ana Carolina Alves Batista
- Professor de Braille: Ângelo Roberto de Aguiar
- Médico Neurologista: Luciano Mazão Leite
Membros Suplentes
- Psicólogo: Ana Maria Rodrigues Resende de Sousa
- Psicopedagoga: Fabiana de Oliveira Borges da Cunha
- Professor em Atendimento Educacional Especializado: Lilian de Freitas de Souza Brasílio
- Fonoaudióloga: Viviane Faim
- Coordenador de Educação: Leila de Fátima Barbosa
- Monitora: Luciene de Souza
- Representante dos Pais: Cristiane Maria da Silva
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Escolas de Uberaba terão botão de pânico qui, 1 de outubro de 2026
- DA REDAÇÃO – 1 DE OUTUBRO qui, 1 de outubro de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados incentiva novos negócios com apoio do Sebrae qui, 1 de outubro de 2026
- Araguari se prepara para a 5ª edição do Motocross qui, 1 de outubro de 2026
- Às vésperas de completar cinco anos, BNI Veloz inicia novo ciclo em Araguari qui, 1 de outubro de 2026
- Motoristas precisam de atenção ao trafegar após temporada de sol forte qui, 1 de outubro de 2026
- Desrespeito aos pontos de ônibus preocupa e cobra fiscalização em Araguari qui, 1 de outubro de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 1 DE OUTUBRO qui, 1 de outubro de 2026
- Viajantes enfrentam problemas em rota mais curta de Araguari até Caldas Novas qui, 1 de outubro de 2026
- 11ª Conferência Municipal de Saúde debate desafios e propostas para o setor em Araguari qui, 1 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...