Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Comissão de Finanças do Legislativo e poder Executivo se reúnem em audiência pública

qui, 12 de setembro de 2019 05:45

Laura Alvarenga

Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira, 11, reuniu a Comissão de Finanças e representantes da prefeitura com o objetivo de apresentar uma prestação de contas do município. Comandada pelo presidente da comissão, vereador Dhiosney de Andrade (PTC) foi possível discutir e questionar as autoridades sobre os problemas que se encontram pela cidade.

Na ocasião também estiveram presentes os vereadores Sebastião Joaquim Vieira (PSL) e Paulo do Vale (PV); o presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec), Rafael Guedes; o secretário de Fazenda, José Ricardo Resende de Oliveira; o superintendente da Superintendência de Água e Esgoto (Sae) André Reis e demais servidores da equipe técnica de contabilidade da prefeitura.

Representantes do Executivo apresentaram relatório com índices de gastos e desenvolvimento das respectivas pastas

Representantes do Executivo apresentaram relatório com índices de gastos e desenvolvimento das respectivas pastas

 

De acordo com o presidente da Comissão de Finanças, durante a audiência os representantes do Executivo puderam apresentar um relatório com dados do 3º quadrimestre de 2018 e 1º quadrimestre de 2019, contendo índices de valores e despesas, bem como de dívidas pendentes junto a instituições e servidores públicos.

Dhiosney de Andrade informou que, mesmo com as dificuldades financeiras da atual gestão, “houve melhora na arrecadação do município”. Na oportunidade, o vereador ainda cobrou do superintendente da Sae uma justificativa a respeito das dívidas de alguns cidadãos araguarinos. “Gostaria de saber o motivo de a Sae não cortar o fornecimento de água ‘dos ricos’. Tenho cerca de 100 nomes de pessoas com boa situação financeira e devedores, mas que não tiveram o fornecimento interrompido. Essa situação só acontece com pessoas menos favorecidas”.

Em resposta ao vereador, o superintendente disse que começará a tomar as devidas providências sobre o assunto. André Reis ainda apresentou um relatório contendo informações sobre folha de pagamento, metas de arrecadação, receita corrente líquida, evolução da dívida consolidada, principais despesas da superintendência, entre outras.

Segundo o vereador, em análise dos documentos, foi possível perceber um gasto de aproximadamente R$ 2 milhões da Sae com a Cemig. O presidente da comissão de finanças propôs que se faça um estudo para um financiamento que seja investido em painéis solares, de modo que seja possível a redução de gastos com energia elétrica em longo prazo.

O secretário de Fazenda, bem como o presidente da Faec, também apresentaram relatórios de gastos das respectivas pastas. Sendo assim, a audiência serviu para reunir informações gerais e, mediante os dados apresentados, “os vereadores poderão analisar as demandas e fazer os ofícios pedindo soluções mais adequadas a cada problema”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: