Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Coluna: Furando a bolha (23/09)

sex, 24 de setembro de 2021 08:18

Estados Unidos da América Vol.1

por Leandro Alves de Melo

Os Estados Unidos é um país que ao longo de sua fundação sempre despertou amores e ódios. É inegável a sua capacidade de polarização no mundo. Muito se deve à sua postura belicista e também intervencionista.

Nos últimos dois séculos foram raras as vezes em que o país não estava envolvido em uma polêmica. Quase sempre impondo sua visão de mundo e utilizando seu poder para influenciar o destino do planeta.

Nesses textos, pretendo abordar de forma técnica e sem ideologismos os pontos positivos e negativos deste país que influencia diferentes áreas de nossas vidas. Utilizando como base a história política, econômica e social dessa grande potência.

Neste e nos próximos volumes quero analisar a influência americana em diferentes camadas, como deveríamos nos comportar? Sermos capachos e fazer tudo que eles querem conforme foi feito por esse governo ou adotar uma postura amiga, porém crítica, defendendo em primeiro lugar os interesses nacionais?

Importante salientar que o tema se mostra de extrema importância, pois é fato que os últimos acontecimentos demonstram uma mudança de paradigma no comportamento americano. A saída atabalhoada do Afeganistão mostra uma nova postura, antes intervencionista e como xerife do mundo, hoje mais preocupada em resolver problemas internos, os quais também não são poucos.

Muitos fenômenos ocorridos lá se reproduzem aqui também: a hiper polarização, a descrença com às instituições, o uso da tecnologia para as fake news. Os órfãos da globalização, pessoas que perderam emprego e renda em razão da tecnologia, que estão concentrados no cinturão da ferrugem, culpam os imigrantes e efeitos colaterais do problema, sem compreenderem os reais motivos. Permitindo assim a ascensão de populistas excrescentes como Donald Trump.

Convido a todos a acompanharem aqui no jornal Gazeta essa jornada que faremos sobre a história americana e seus meandros, já estive no país, conheci algumas cidades e pude, juntamente com o conhecimento teórico, aprender na prática sobre alguns costumes e valores intrínsecos do povo americano.

Uma sociedade repleta de contradições, e ao mesmo tempo de uma pungência semelhante aos grandes impérios que dominaram a humanidade por décadas. Buscarei analisar com dados e elementos objetivos alguns pontos, outros permitirei a subjetividade, característica idiossincrática dessa coluna.

Conto com a presença de vocês.

Nota do colunista: Como se trata de um assunto extenso, para não cansar o leitor, pretendo escrever alguns volumes sobre esse tema, portanto é imprescindível acompanhar os textos em sua sequência para compreendê-los de maneira satisfatória.

Gostaria de agradecer a excelente audiência da coluna “furando a bolha”, leio todos os comentários, e-mails e mensagens nas redes sociais.

               @leandroadmelo (instagram)

            furandoabolhagazeta@gmail.com

3 Comentários

  1. Tania M A disse:

    Tenho certeza que aprenderemos muito com os próximos textos, assim como tem sido com todos os assuntos abordados nessa coluna. Parabéns a todos envolvidos e ao Dr Leandro pela competência e postura sempre coesa.

  2. Luciana C. Abdala disse:

    Ansiosa pelos próximos volumes. Sempre um aprendizado e uma leitura muito gostosa, essa que em minha opnião é a melhor coluna do jornal. E Dr. Leandro, não preocupe com textos estensos, eles são ótimos pois são assim.

  3. Maria Dalci silva disse:

    Com certeza aprenderemos muito , 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Deixe seu comentário: