Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (20/05)

qui, 20 de maio de 2021 08:16

Pinga-Fogo:

(Eles não tiraram farinha – ou farelo – com ela…)

– Uma funcionária da SAE, antiga e graduada, esteve na Câmara Municipal e respondeu muito bem os questionamentos que lhe foram feitos pelos Doutos e Preclaros Edis.

A moça (permito-me usar esse tratamento respeitoso), terminada a inquirição, endereçou um áudio, via celular, ao seu superior, o General Vítor Carula (lembrem-se de que ele é de fato um general), expondo-lhe que havia se saído bem e defendido a SAE e que não tinham tirado farinha (ou farelo, tanto faz) com ela, incluindo os Vereadores Cláudio Coelho e Tiãozinho (citou os dois nominalmente).

– Pois, bem! O primeiro dos Edis valeu-se da sessão ordinária do dia 18.05.2021, terça-feira e desancou a servidora, incluindo nisso o general, afirmando ter havido desrespeito (e muito mais), aos Vereadores e também ao Poder Legislativo como um todo.

– No fim das contas, com muita autoridade e pouquíssimo jogo de cintura, foi dito que iriam convocar a servidora, seja para explicar-se, seja para retratar-se. Parece-me, talvez, ao estilo do que hoje faz na CPI o Senador Renan Calheiros. MASSACRE!

– Quando a funcionária da SAE afirmou que não tinham “tirado farinha” (ou farelo) com ela,  utilizou uma expressão idiomática interessante que pode significar muitas coisas, visto que possui, no caso concreto, um enorme conteúdo subjetivo. Pode até significar um elogio aos dois vereadores citados, visto que ambos são conhecidos por sua combatividade e, perdoem-me, até mesmo por sua agressividade e rispidez. Então, eu mesmo posso entender que ela tenha querido dizer que foi respeitada e não desrespeitada, que não brincaram com ela e foram sérios, que esmiuçaram as questões da autarquia, mas o fizeram dentro da boa técnica. Se não quiserem trilhar por esse caminho, arriscar-se-ão a cair no ridículo. E FAZEREM DELA UMA MÁRTIR!

– A moça não afirmou – e nem insinuou – que eles, Vereadores, comem farelo por lá. Foi o Vereador Cláudio Coelho quem aventou essa hipótese. OUVI BEM A GRAVAÇÃO DA SESSÃO!

– Resumindo e terminando, enviei a seguinte mensagem, via celular, ao radialista e âncora Valmir Brasileiro, “O Professor do Rádio”, no decorrer do seu programa vespertino (de 14 até 17 h.), veiculado pela Rádio Onda Viva AM, terça-feira,18.05.2021, às 14,54 h., WhatsApp.

“Boa tarde. Retratar o quê? Acho que não há nada para retratar. A moça foi infeliz e imprudente, mas não houve ofensa. Nem desacato. Nem deboche. Vangloriou-se de sua atuação. Só isso. Pura bobagem! Mais grave foi o vazamento. Tem que ser apurado. O Vereador está muito sensível. Está com os nervos à flor da pele. Há coisas mais importantes para a cidade. Ou eles também se acham infalíveis? Bem dizia Tancredo Neves e até muito tempo antes de existir o celular: – ´Telefone não serve nem para dar bom dia. RF”

– Se querem mesmo atingir o General Carula, fiquem à vontade! Mas é pura covardia valerem-se, para tanto, da funcionária, sob qualquer pretexto! É A MINHA OPINIÃO!

 

As pragas do sistema eleitoral brasileiro:

  • Reiterando DJ de 27 de agosto de 2020.
  • Consigno que sou favorável ao voto impresso e auditável.
  • O voto não pode simplesmente desaparecer à vista do resultado.
  • Uma eventual recontagem excepcional deve sempre ser possível.

 

.        A reeleição para os cargos executivos.

.        A reeleição ilimitada no âmbito do Poder Legislativo.

.        A compra e a venda de voto.

.        A enxurrada de Partidos Políticos.

.        A inexistência de uma cláusula de barreira eficaz.

.        A impunidade pelas promessas feitas e descumpridas.

.        A amnésia popular e o analfabetismo político generalizados.

.        A possibilidade de recursos judiciais ad infinitum.

.        A politização, a inércia e a lentidão do Poder Judiciário Eleitoral.

10ª.      A irresponsabilidade e indisciplina culturais e atávicas do povo brasileiro.

11ª.      A falta de interesse real dos políticos em operar mudanças saneadoras.

 

A legislação eleitoral é uma bagunça:

Passou da hora. Na verdade, deveríamos caminhar para a elaboração de uma legislação eleitoral duradoura, eficiente, veloz e drástica. Drástica, sim, draconiana mesmo. Seria e será a única forma capaz de punir exemplarmente os (maus) políticos, os “fazedores” de promessas vãs, utópicas, demagógicas, capciosas e mentirosas (para não dizer muito mais). Teriam que perder rapidamente os seus mandatos e ser responsabilizados civil, administrativa e criminalmente. Com certeza!

 

Vinte (20) sugestões para o Prefeito:

 

  • Reiterando DJ de 05 de novembro de 2020.
  • Eleito Major Renato, as sugestões ficam dirigidas a ele.
  • Creio, salvo melhor juízo, que são exequíveis e atuais.
  • A Participação Público-Privada – PPP deve ser valorizada.

 

1ª.      Uma arena (espaço) multiuso.

.        Um shopping center à margem da BR – 050.

        Hotel de categoria (acoplado ao shopping center).

        Estação rodoviária nova e relocalizada (acoplada ao shopping center e ao hotel).

.        Estádio municipal (com capacidade para 15.000/35.000 pessoas).

        Distrito Industrial II (priorizando as indústrias não poluentes).

        Jardim Botânico (contendo plantas e árvores nativas do cerrado).

         Jardim Zoológico (no interior do Jardim Botânico).

         Arborização maciça da cidade.

10ª       Valorização das praças públicas (respeito à área integral e utilização plena).

11ª       Mercado municipal novo.

12ª       Centro municipal de distribuição e revenda de produtos agropecuários.

13ª       Terminal rodoviário urbano.

14ª       Revitalização e relocalização da biblioteca pública municipal.

15ª       relocalização do Parque de Exposições.

16ª       relocalização do aeroporto (utilização pública do espaço liberado).

17ª       Restauração do Pronto Socorro Municipal – PSM.

18ª       Padronização das obras e dos serviços públicos urbanos.

19ª       Captação de água diretamente do Rio Araguari ou de outros mananciais viáveis.

20ª       Coordenação das entidades filantrópicas sediadas no município.

 

Doação de livros para a biblioteca pública:

(A doadora pediu anonimato)

  1. A Garota do Lago:

            Charlie Donlea  – Faro Editorial.

 

  1. O Voo da Vespa:

            Ken Follett – Editora Arqueiro.

 

  1. Coluna de Fogo:

            Ken Follett – Editora Arqueiro.

 

  1. Nova York 2140:

            Kim Stanley Robinson – Minotauro.

 

  1. A Rainha Domada:

            Philippa Gregory – Editora Record.

 

  1. Isabel de Castela – A Primeira Grande Rainha da Europa:

            Giles Tremlett – Editora Rocco.

 

  1. Cleópatra – A Rainha que Desafiou Roma e Conquistou a Eternidade.

            Alberto Angela – Harper Collins.

3 Comentários

  1. Eliane disse:

    Não, a exposição já está montada lá há muitos anos e é melhor deixar lá mesmo. Araguari está com décadas de atraso coisas que já deveriam existir há muito tempo nunca foram criadas, ficou parada no tempo enquanto a vizinha Uberlândia foi para frente, porque lá tinha pessoas que realmente amavam a cidade. O povo aqui é muito centralista, gostam do miolinho da cidade, levou para longe, acabou. O problema é que Araguari no passado nunca teve político que pensasse grande para a cidade. Goiânia deve ser cheio de araguarinos que foram embora. Precisa de um terminal de coletivos para tirar aqueles ônibus dali, precisa de um centro administrativo e um aeroporto com uma pista de mais de Dois Mil metros. Tem cidade que foi elevada a categoria em 1945 e hoje parece uma metrópole. Aqui só tem gente que morre de medo de perder o lugar para outro que faz alguma coisa para a cidade.

  2. Eliane disse:

    Ela só quis dizer aquela expressão antiga, que ninguém tira farinha com ela, inclusive ela errou, não é farelo e sim farinha.
    Pior não é prometer e fazer poucas coisas, pior é roubar o dinheiro da cidade em benefício próprio e nunca mais devolver e ainda ficar doido pra voltar e roubar mais. Tem gente que deveria ser investigado pelo GAECO e devolver o que roubou, mas fica aí pousando de santinho e morre de medo de perder a boa vida, a mamata, a ficha não é suja é imunda.

  3. Eliane disse:

    Pra que esse tanto de vereadores, esse povo sai caro, se fizer as contas de quanto sai cada um. Não precisava mais que dez, estou colocando demais, tem uns que não se escuta nem a voz. Não trazem um centavo para a cidade, só dão despesa, só sabe, esbravejar. O governo deveria fazer economia com essa gente, isso é oneroso para o país e para às cidades. Enquanto estão pagando caríssimo os políticos, fora a roubalheira, as cidades estão jogadas às traças e isso nunca vai mudar. Se alguém disser assim: vote em mim porque eu vou mudar esse país, MENTIRA, quando entrar lá fica igual ou pior dos que estão lá. Eles são a favor dos amiguinhos, são pagos para votar contra o povo.

Deixe seu comentário: