Coluna: Da Redação (28/09)
qua, 28 de setembro de 2022 08:06SEM PROIBIÇÃO
Minas Gerais não deve ter proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em razão das eleições do próximo domingo, 2. Uma fonte do governo de Minas informou que a liberação será oficializada por meio de nota, se posicionando a favor ao pedido feito pela Abrasel-MG (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais), seguindo exemplo do que ocorre em outros estados.
QUEM DECIDE?
Nas eleições de 2020 houve divergência de posicionamento sobre o assunto entre o Governo de Minas Gerais e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral). No entanto, o tema já foi objeto de deliberação pelo Gabinete Institucional de Segurança, ocasião em que concluíram que a definição sobre sua edição ou não compete exclusivamente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
PREOCUPAÇÃO
Com o aumento de casos de violência política e a crescente polarização nas campanhas políticas, a liberação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas no próximo dia 2 de outubro passa a ser mais um fator de preocupação nestas eleições. A assessoria da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou que só vai se manifestar sobre a necessidade ou não de policiamento extra no dia das eleições após o comunicado oficial do governo do Estado.
FIQUE ATENTO
O uso de máscaras de proteção facial não será obrigatório nas seções eleitorais em Araguari. Mas, após a votação, eleitoras e eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool em gel. Centenas de unidades do produto chegaram ao município na última semana e serão destinados para todos os locais de votação.
NA BRONCA
Na sessão da Câmara de ontem, 27, vários foram os questionamentos de alguns parlamentares sobre o aumento das tarifas da SAE. Conforme foi argumentado, não houve melhorias que justificassem o reajuste. Segundo a autarquia, a finalidade da correção de 19,95% é garantir a sustentabilidade financeira e a melhoria da capacidade de investimento da SAE.
CONTERRÂNEOS EM GOIÁS
A coluna mapeou mais dois araguarinos que disputam as eleições desse ano no estado de Goiás, ambos na capital do vizinho estado: Carlos Carvalho “Baré” (PSOL/REDE) e Ulisses de Sousa (Republicanos) buscam uma cadeira na Assembleia Legislativa. Os dois candidatos têm 57 anos de idade. Em 2020, Baré foi candidato a vereador em Goiânia, obtendo 60 votos. “Ulisses Líder Comunitário”, assim como é conhecido, também concorreu, conquistando 170 votos.
OPORTUNIDADE
O Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG) divulgou informações sobre o concurso de nível médio, que terá suas inscrições iniciadas a partir de 7 de novembro, com encerramento em 8 de dezembro. Ao todo serão disponibilizadas 385 vagas, divididas em 3 editais para cargos de oficiais e soldados, com salário inicial de até R $7.175,30. As inscrições poderão ser realizadas nos sites dos Bombeiros de Minas e do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa.
CORRIDA ELEITORAL
A movimentação na tarde de ontem, 27, foi grande na Praça Manoel Bonito, com a visita do atual Ministro de Defesa da Casa Civil da Presidência da República, General Braga Netto (PL), que também compõe, como vice, a chapa puro sangue de Jair Bolsonaro (PL) na busca à reeleição. Empresários, autoridades e imprensa local assistiram uma palestra do militar, que depois fez uma caminhada nas principais ruas da cidade. O candidato recebeu o apoio do prefeito Renato Carvalho (Republicanos) e da vice-prefeita Maria Cecília (SD), que participaram ativamente das atividades.
HORA DA VERDADE
Na reta final para o pleito eleitoral, e ainda vemos alguns candidatos que concorrem aos cargos sem pretensões ou para ajudar candidatos de suas siglas que nada somam para nosso município. O eleitor tem que ficar atento a esses aventureiros e credibilizar as campanhas sérias, que muito têm a agregar à nossa cidade.
NÚMEROS
Por falar em valorizar os deputados que lutam por Araguari, vale lembrar que nas eleições de 2018, mais de 350 candidatos a deputado federal foram votados no município. Para deputado estadual foram 445 candidatos. Naquele pleito, Araguari tinha 88.143 eleitores aptos a votar e 77% destes foram às urnas.
PENSE NISSO
Quem deixa de votar, perde uma chance de ouro para um futuro melhor, especialmente em nosso município. Há quatro anos, 8.567 eleitores desperdiçaram seus votos para deputado federal, anulando ou votando em branco. Para deputado estadual, foram jogados fora 9.798 votos, entre nulos e brancos. Cremos que esse tipo de atitude não contribui em nada para o desenvolvimento de nossa cidade.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Artigos Indústria do lítio promove desenvolvimento do Jequitinhonha, em Minas Gerais qui, 12 de setembro de 2024
- Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari qui, 12 de setembro de 2024
- Praça Elmiro Barbosa recebe serviços de recuperação da fiação elétrica qui, 12 de setembro de 2024
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Mais também o que tem de gente que não paga a conta de água não é brincadeira, tem gente que deve mais de Duzentos Mil para a SAE e não paga e é gente que pode pagar, por isso é que a água fica cara porque só os mais pobres cumprem com esse compromisso. Paga a CEMIG porque essa não faz graça pra ninguém.
Conservar uma pessoa que ganha Cem mil por mês e nada faz para a cidade, só fica de picuinha, também não resolve. Dinheiro que ninguém vê e obras virtuais não resolve.
Temos que votar é em pessoas que trabalham por Araguari, estamos vendo o serviço, as obras sendo feitas, votar em gente contra a cidade não dá. Quem vota em político de estimação está atrapalhando a cidade. Tem gente que tem coragem de ir nos microfones e falar assim: tem um buraco ali, mas trazer o dinheiro para arrumar o buraco não traz não. Enquanto no passado tinha políticos que amavam Uberlândia, aqui tinha era coronel que travava a cidade.