Coluna: Da Redação (24/01)
DENGUE
No último dia 19 de janeiro, a Secretaria municipal de Saúde, recebeu o resultado do levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Infelizmente Araguari está em alto risco de epidemia. Alan Kardec, Jockey Clube, Goiás parte Alta, Vieno, São Sebastião e Cidade Jardim estão entre os bairros mais afetados, com o índice em 9,8%.
VACINAÇÃO
A prefeitura irá apresentar, no próximo mês, o resultado da Implantação do Certificado Vacinal como obrigatório na matrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O projeto é uma parceria entre a secretarias de Saúde e Educação. De acordo com as pastas, o certificado pode ser retirado nas Unidades de Saúde do município sem nenhuma burocracia.
PICO?
Minas Gerais pode viver pico de casos de arboviroses, como a dengue, nos próximos dias, até março. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Fábio Baccheretti, em coletiva ontem, 23. Até o momento, Minas soma uma morte por dengue em 2024 e aumento de 754% nos casos na primeira quinzena.
COMBATE
Para reforçar as ações de combate à doença, o Estado anunciou investimento de mais de R$ 32,2 milhões para combater as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypt. O valor de soma ao aporte de R$ 80,5 milhões previstos para o período sazonal.
OPORTUNIDADE
O Projeto “Mãos Solidárias” está com novas inscrições, abertas para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos. As vagas são limitadas. As modalidades são: Ballet, Jiu-Jitsu, Karaté, Boxe e Futebol. Para fazer a inscrição, é necessário
ir até a FAMEP – Fundação Municipal de Esportes e Paradesporto, portando documentos pessoais do menor, do responsável e comprovante de endereço.
NA TRIBUNA
Vereadora Eunice Mendes (PSB) solicitou, em sessão ordinária de ontem, 23, a criação de um calendário de programação para a execução das Emendas Impositivas destinadas ao ano de 2024. Segundo a edil, a transparência e o cumprimento dos prazos são fundamentais para garantir o efetivo atendimento às demandas da comunidade.
NA TRIBUNA 2
Vereadora Ana Lúcia Prado (PSB) apresentou projeto de lei que visa criar a semana de conscientização sobre crimes cibernéticos no município. O objetivo é prevenir a modalidade de crime, especialmente após o caso Jéssica Vitória, araguarina que foi vítima de fake news.
JANEIRO BRANCO
Na próxima quinta-feira, 25, a prefeitura de Araguari por meio da Secretaria de Saúde, irá celebrar o encerramento da campanha Janeiro Branco. A campanha visa conscientizar e promover a saúde mental. O evento acontece na capela do IMEPAC, às 13h.
DESASTRE
Minas Gerais registrou a sexta morte do período chuvoso deste ano, que começou em outubro de 2023 e se estende até março de 2024. A vítima é um motociclista de 39 anos, que foi arrastado pela enxurrada para dentro de uma galeria que dá acesso a um córrego em Viçosa, na região da Zona da Mata. O acidente ocorreu na tarde do último sábado, e o corpo foi encontrado no domingo, 21. As outras mortes em decorrência da chuva foram registradas nas cidades de Paracatu (3), Pedralva (1) e Cássia (1). Conforme o boletim da Defesa Civil Estadual, o Estado possui 131 pessoas desabrigadas e outras 952 desalojadas no atual período chuvoso.
Eliane
Todos têm que colaborar limpando seus quintais de objetos que acumulam água como latas, cascas de ovos, passar aquele carro fumacê nas ruas e também não ficar muito perto de árvores nesses períodos chuvosos elas acumulam água nas folhas e ir nesses locais com matas e muitas reservas ambientais tem muito mosquito e agente não sabe qual está contaminado.