Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (24/01)

qua, 24 de janeiro de 2024 08:06

DENGUE

No último dia 19 de janeiro, a Secretaria municipal de Saúde, recebeu o resultado do levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Infelizmente Araguari está em alto risco de epidemia. Alan Kardec, Jockey Clube, Goiás parte Alta, Vieno, São Sebastião e Cidade Jardim estão entre os bairros mais afetados, com o índice em 9,8%.

 

VACINAÇÃO

A prefeitura irá apresentar, no próximo mês, o resultado da Implantação do Certificado Vacinal como obrigatório na matrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O projeto é uma parceria entre a secretarias de Saúde e Educação. De acordo com as pastas, o certificado pode ser retirado nas Unidades de Saúde do município sem nenhuma burocracia.

 

PICO?

Minas Gerais pode viver pico de casos de arboviroses, como a dengue, nos próximos dias, até março. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Fábio Baccheretti, em coletiva ontem, 23. Até o momento, Minas soma uma morte por dengue em 2024 e aumento de 754% nos casos na primeira quinzena.

 

COMBATE

Para reforçar as ações de combate à doença, o Estado anunciou investimento de mais de R$ 32,2 milhões para combater as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypt. O valor de soma ao aporte de R$ 80,5 milhões previstos para o período sazonal.

 

OPORTUNIDADE

O Projeto “Mãos Solidárias” está com novas inscrições, abertas para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos. As vagas são limitadas. As modalidades são: Ballet, Jiu-Jitsu, Karaté, Boxe e Futebol. Para fazer a inscrição, é necessário

ir até a FAMEP – Fundação Municipal de Esportes e Paradesporto, portando documentos pessoais do menor, do responsável e comprovante de endereço.

 

NA TRIBUNA

Vereadora Eunice Mendes (PSB) solicitou, em sessão ordinária de ontem, 23, a criação de um calendário de programação para a execução das Emendas Impositivas destinadas ao ano de 2024. Segundo a edil, a transparência e o cumprimento dos prazos são fundamentais para garantir o efetivo atendimento às demandas da comunidade.

 

NA TRIBUNA 2

Vereadora Ana Lúcia Prado (PSB) apresentou projeto de lei que visa criar a semana de conscientização sobre crimes cibernéticos no município. O objetivo é prevenir a modalidade de crime, especialmente após o caso Jéssica Vitória, araguarina que foi vítima de fake news.

 

JANEIRO BRANCO

Na próxima quinta-feira, 25, a prefeitura de Araguari por meio da Secretaria de Saúde, irá celebrar o encerramento da campanha Janeiro Branco. A campanha visa conscientizar e promover a saúde mental. O evento acontece na capela do IMEPAC, às 13h.

 

DESASTRE

Minas Gerais registrou a sexta morte do período chuvoso deste ano, que começou em outubro de 2023 e se estende até março de 2024. A vítima é um motociclista de 39 anos, que foi arrastado pela enxurrada para dentro de uma galeria que dá acesso a um córrego em Viçosa, na região da Zona da Mata. O acidente ocorreu na tarde do último sábado, e o corpo foi encontrado no domingo, 21. As outras mortes em decorrência da chuva foram registradas nas cidades de Paracatu (3), Pedralva (1) e Cássia (1). Conforme o boletim da Defesa Civil Estadual, o Estado possui 131 pessoas desabrigadas e outras 952 desalojadas no atual período chuvoso.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Todos têm que colaborar limpando seus quintais de objetos que acumulam água como latas, cascas de ovos, passar aquele carro fumacê nas ruas e também não ficar muito perto de árvores nesses períodos chuvosos elas acumulam água nas folhas e ir nesses locais com matas e muitas reservas ambientais tem muito mosquito e agente não sabe qual está contaminado.

Deixe seu comentário: