Terça-feira, 23 de Julho de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (22/08)

ter, 22 de agosto de 2023 08:11

NÍVEL MÉDIO

Entre 5.570 municípios brasileiros, Araguari ocupa o 1063º lugar no ranking que avalia o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades brasileiras (IDSC), com 51.95 pontos. Esse trabalho permite uma visão geral e integrada de todos os municípios no que diz respeito ao cumprimento de cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma pontuação 100 é considerada como ótima. Graças à ferramenta, o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030. Conforme o índice, Araguari se destaca na água potável e saneamento, e energias renováveis e acessíveis (Nível muito alto); saúde de qualidade, trabalho digno e crescimento econômico, redução às desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumo sustentáveis e ação climática (Nível alto).

 

SEGUE O MISTÉRIO

O policial penal de 45 anos, que se encontra preso em flagrante por homicídio tentado contra uma mulher de 44 anos, que seria sua ex-amásia, foi ouvido pela Polícia Civil de Araguari. A delegada Cláudia Coelho Franchi, responsável pelo caso, trabalha para a conclusão do inquérito, quando será divulgada uma nota à imprensa. Segundo adiantou ela, o policial assegurou que ele também foi alvo de disparo de arma de fogo por parte da então vítima.

 

MOBILIDADE URBANA

Moradores das imediações dos bairros Millenium, Aeroporto, Gutierrez e residencial Bela Vista cobram a construção de calçadas e até mesmo uma ciclovia na rua Maria Borela Pelegrini, aproximadamente cerca de 300 metros até a avenida do contorno. A referida via se tornou uma das mais importantes da cidade e tem um grande fluxo de veículos, que se misturam entre pedestres e ciclistas, aumentando os riscos de acidentes. A coluna apurou que até abaixo-assinado foi feito nesse sentido e que há um estudo do Poder Público para a realização desses benefícios. De fato, se trata de uma situação de urgência naquele setor da cidade.

 

BORA TORCER!

Amanhã, 15h, tem Brasil x Peru, no Ginásio Poliesportivo de Araguari, na abertura do Campeonato Sul-Americano Masculino de Seleções Sub17. Logo em seguida jogam Chile e Colômbia. A entrada é gratuita.

 

CELEBRAÇÃO

Sexta-feira, 25, a partir das 9h, na praça Visconde de Mauá, acontecerá a Formatura alusiva ao Dia do Soldado. A realização é do 2º Batalhão Ferroviário (Batalhão Mauá). A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Caxias lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

 

MOTOCÓLATRAS

Recentemente, o vereador PC (União) apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando a doação de uma área de aproximadamente 980,00 m², no Loteamento Residencial Jardim Jockey, aos fundos do Parque de Exposições Rondon Pacheco, para a construção da sede da Associação Moto Clube Motocólatras. O edil justificou que o Moto Clube Motocólotras desde a sua criação presta serviço de relevante interesse público e assistencial aos munícipes, focando os trabalhos no sentido de distribuição e empréstimos de cadeiras de rodas, cadeiras de banhos para pessoas com necessidades especiais e com limitações temporárias, e distribuindo enorme quantidade de cestas básicas para as famílias em vulnerabilidade social de Araguari e seus distritos.

 

OLHO NO TEMPO

De acordo com os meteorologistas, o clima em Araguari nos próximos dias será marcado pelo calor, porém, com pancadas de chuvas sábado e domingo, assim como ocorreu no último fim de semana. A temperatura deve variar entre 14 e 33 graus. Domingo, foi o dia mais frio do ano no município, com os termômetros marcando 13 graus.

 

OLHO NOS PRAZOS

Os gestores devem ficar atentos aos principais prazos a serem cumpridos pelos municípios na área de educação nos meses de agosto e setembro. É fundamental que os prazos sejam cumpridos como forma de garantir o repasse financeiro e, ainda, promover a gestão eficiente e responsável da educação municipal. Só neste mês de agosto, há, pelo menos, sete medidas. A primeira delas é o envio das informações e dados contábeis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) para habilitação ao Valor Aluno Ano Total (VAAT) 2024. O prazo se encerra em 31 de agosto. Essa data também é o prazo final para a adesão ao novo programa Escola em Tempo Integral no Simec.

 

BOLA DENTRO

Foram encerradas ontem, 21, as inscrições para o curso “Protocolo Humanizado de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual”, ofertado pela Polícia Civil de Minas Gerais. A capacitação é destinada aos médicos-legistas da PCMG e aos médicos do público em geral com CRM-MG ativo, de olho no primeiro atendimento às vítimas de violência sexual. Esse protocolo visa descentralizar a coleta e preservação de vestígios e evidências, quando do exame médico da vítima nos hospitais públicos credenciados, evitando o seu comparecimento para novo exame nos Postos do IML e permitindo a confecção do laudo médico.

 

3 Comentários

  1. Eliane disse:

    Só desse policial ir na porta dela, ele já perdeu todo o direito. Se é verdade o que ele diz, ela tinha que se defender com alguma coisa, pode ser mentira também em uma tentativa desesperada de jogar a culpa na mulher, se não fosse o portão da casa, não sabemos qual seria o desfecho da coisa. Uma pessoa por não aceitar o término do relacionamento esquece a coisa mais importante que é o emprego, depois perde o trabalho e vai viver do quê? de brisa e a sociedade não perdoa.

  2. Eliane disse:

    Luís Alves de Lima e Silva o Caxias andou meio esquecido, não pelo Exército e demais militares que todos os anos comemoram a data, mas sua figura anda apagada dos livros de História desde que o Brasil passou a ser governado por populistas, não sei, mas parece que tentaram desvalorizar a imagem dele e a história dele é de muitas lutas, muitas batalhas. Não sei, mas quem estudou nas décadas atuais, não tem muito conhecimento a respeito da sua importância na formação do Brasil.

  3. Igor disse:

    Araguari ocupa o 1063º lugar, Uberlândia o 80º lugar e pasmem, Ituiutaba (que é menor que Araguari) ocupa 561º lugar no ranking que avalia o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades brasileiras (IDSC). Tem que ser muito lambe botas de prefeito para comemorar um desempenho tão ruim para uma cidade que ocupa o 261º lugar em tamanho no Brasil.

Deixe seu comentário: