Terça-feira, 18 de Junho de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (20/09)

qua, 20 de setembro de 2023 08:06

FAKENEWS

A Secretaria de Saúde esclareceu, à população araguarina, sobre o suposto surto de casos de Meningite em nossa cidade. Segundo a pasta, trata-se de fakenews. Todavia, a imunização é de extrema importância. Em Araguari as Unidades de Saúde disponibilizam a vacina Meningocócica C (Conjugada). Ela deve ser realizada em bebês de 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses. Além disso, adolescentes e adultos que não tenham recebido as doses podem tomar a vacina a qualquer momento.

 

RECONHECIMENTO

Por falar na Secretaria de Saúde, o trabalho exercido pela pasta tem colhido bons frutos, concorrendo a dois prêmios a nível nacional, reconhecimento que faz parte da Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-americana de Saúde no programa de eliminação da transmissão vertical da sífilis e do HIV.

 

 

INSATISFAÇÃO

Muitos alunos deixaram de comparecer às aulas de reposição nas escolas municipais de Araguari, no último sábado. A tendência é que isso repita nos próximos sábados. Os próprios pais lamentaram a situação de seus filhos terem que pagar por conta das paralisações dos professores, sendo privados do descanso no fim de semana. As próximas aulas de reposição estão previstas para os dias 30 de setembro, 21 de outubro, 25 de novembro e 2 de dezembro, além do dia 21 de dezembro, uma quinta-feira.

 

EXPECTATIVA

O edital com datas e informações para o próximo vestibular da UEMG deve ser publicado ainda no mês de setembro e, conforme apurado, já deve ter vagas para o curso de Direito em Araguari.

 

ALGUÉM SABE?

Boa parte das pessoas que passam pela rua Rui Barbosa, sejam condutores de veículos ou pedestres, continua sem entender qual foi a ideia para aquela importante via do Centro de Araguari, que perdeu espaço e nem virou um calçadão. Aliás, veículos passam bem próximos das pessoas, inclusive crianças que trafegam nas calçadas. Lembrando que o projeto foi aprovado no Governo Marcos Coelho, com participação de grupo de comerciantes da região.

 

BALUARTE

O juiz de Direito aposentado, Rogério Fernal, um dos maiores nomes da história do Poder Judiciário em Araguari e região, continua com um importante trabalho nos bastidores, sempre preocupado com o bem-estar da nossa comunidade. Fernal não mede esforços para dar o seu apoio quando requisitado. O lendário juiz é integrante da equipe de colaboradores do jornal Gazeta do Triângulo há muitos anos, abrilhantando esse periódico com suas memoráveis colunas.

 

RECLAMAÇÃO

Vereadora Dêda Lima (PL) apresentou requerimento na sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal pedindo providências em relação à avenida Senador Melo Viana, bairro Goiás, pois o asfalto foi recortado e está cheio de buracos em toda a sua extensão. Segundo afirmou, os reparos realizados ficaram horríveis e estão prejudicando muito o trânsito, pois se trata de uma avenida bastante movimentada de Araguari.

 

URGÊNCIA

Vereadora Eunice Mendes (PSB) apresentou requerimento ontem, 19, solicitando ao Executivo, que envie uma equipe técnica no cruzamento da avenida Miguel Assad Debs com a rua Augusto Carpaneda, entre os bairros Santa Terezinha e Independência, palco constante de vários acidentes, inclusive com mortes. De acordo com a edil, o local é muito perigoso, sendo necessária a instalação de sinalização semafórica com urgência, para evitar novos acidentes graves.

 

OUTRA MORTE

Mais um acidente fatal registrado na BR050, dessa vez em Uberlândia, vitimando um condutor de 34 anos, que bateu seu veículo contra um caminhão. Nos últimos meses, as mortes aumentaram na principal rodovia federal da região.

 

FLAGRANTE

Também na BR050 (Catalão/Araguari), a PRF fez a apreensão de mercadorias que entraram irregularmente no Brasil, oriundas do Paraguai, sem pagamento do imposto devido, o que caracteriza o crime de descaminho. A abordagem aconteceu no quilômetro 226, praça de pedágio da concessionária ECO 050. Um FIAT/Tempra, placas de São Paulo/SP, estava carregado com equipamentos de som automotivo.

DE OLHO NAS ESTRADAS

Prevenir e reduzir o número de acidentes (sinistros) e mortes nas estradas estaduais. Esse é o objetivo do Governo de Minas Gerais ao lançar, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, o programa “DER Pela Vida”, focado na melhoria da sinalização e implantação de dispositivos de segurança viária em diversos pontos da malha mineira. Segundo o DER, a ação irá abranger todas estradas estaduais e servirá também para alertar os usuários que utilizam as rodovias nessa época do ano, na qual aproxima-se o período chuvoso.

 

PIONEIRO NO PAÍS

O Governo de Minas ampliou para até 10 de outubro, o prazo para os municípios mineiros aderirem ao Programa Miguilim, que tem como objetivo detectar alterações auditivas e oculares em crianças matriculadas na rede pública de ensino para custeio de consultas especializadas, exames complementares e óculos. Até o momento, 198 municípios já aderiram ao Miguilim que, por ser uma política continuada, seguirá em fase de credenciamento dos estabelecimentos de saúde. O primeiro ciclo se encerrou em 10 de setembro e o segundo seguirá até o dia 10 de outubro.

 

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    A Rua Rui Barbosa deveria ser toda calçadão, só para os pedestres, sem a passagem de carros, igual tem em algumas cidades do Estado de São Paulo.

Deixe seu comentário: