Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (18/05)

ter, 18 de maio de 2021 08:16

 

COMEÇOU

A semana começa com uma grande preocupação em relação à proliferação da Covid-19 em nossa cidade. Apesar dos alertas, várias pessoas ainda têm ignorado o perigo da situação em que vivemos. A vacinação para todos ainda deve demorar, e com isso os riscos continuam em alta. Cuide-se.

 

TRÂNSITO

O trânsito em Araguari continua de mal a pior. Nesses últimos dias, vários acidentes foram registrados na cidade. Veículos batendo em postes, motos sendo abalroadas, e muitos condutores com danos graves à saúde. Parece que o ser humano perdeu mesmo o senso do perigo, o medo da morte. Pior que, em alguns casos, a imprudência flerta com o uso de bebidas alcóolicas. Um temor!

 

NÃO VAI FALTAR

De acordo com a SAE, ontem, 17, foram recebidas 10 novas bombas para poços artesianos da marca Ebara. A ideia é modernizar a prestação de serviços para poder atender melhor o cidadão e, com isso, amenizar a falta de água em alguns bairros da cidade.

 

VÂNDALOS

Membros da Associação Arte da Gente relatam que maus cidadãos araguarinos estão vandalizando os jardins que ornam o vagão turístico de artesanato. O vagão fica na avenida Mato Grosso, presta informações turísticas sobre a nossa cidade e expõe o trabalho dos artesãos. Além de remeter e preservar a memória e a história de Araguari como cidade outrora ferroviária. O vagão foi inaugurado no dia 20 de agosto de 2019 e seus jardins são mantidos pelos expositores. Os artesãos contam que a destruição das flores e plantas do jardim é um fato recorrente e os últimos casos ocorreram quinta e sexta passadas, dias 13 e 14.

 

AJUDA

A Associação Arte da Gente pede a ajuda de todos para denunciarem os vândalos e dessa forma auxiliar na preservação do patrimônio público. Os artesãos estão indignados com os requintes de crueldade dos vândalos, que destroem o patrimônio para se divertir. Lembrando que o local é de uso público e que serve de ponto turístico para os que passam pela cidade, e como bons cidadãos temos que preservá-lo. Se você ver algo sendo depredado, denuncie.

 

CONSCIENTIZAÇÃO

A baixa nos estoques de sangue da Fundação Hemominas é a pior já registrada durante a pandemia da Covid-19. Para os tipos O e A positivo a falta já chega a 60%. O temor é que cirurgias de urgência fiquem comprometidas. Diante do cenário crítico, foi feito um apelo para que os doadores reapareçam. Atualmente, as cirurgias eletivas estão suspensas em Minas. Porém, as demandas por operações, transplantes e cuidados diversos não pararam devido a acidentes diversos. Portadores de anemias falciformes, hemofilia e doenças crônicas também demandam transfusão sanguínea frequente.

 

VOLUNTARIADO

A instituição destaca que os procedimentos ainda não foram afetados pelo estoque baixo. A rede, que dispõe de 25 unidades, ainda é capaz de suprir a demanda internamente. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal, ou portando autorização, disponível no site da Hemominas. Para doar, a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem descansado e alimentado. Voluntários que foram infectados pelo Coronavírus ficam inaptos por 30 dias após o diagnóstico.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: