Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (11/08)

sex, 11 de agosto de 2023 08:07

SUL- AMERICANO

Acontece nos próximos dia 23 a 27 de abril, o Campeonato Sul-Americano de Vôlei de seleções, na categoria Sub-17. O evento, que está dentro de uma grade alusiva às comemorações de 135 anos de Araguari, será realizado no Ginásio Poliesportivo General Mario Brum Negreiros, que recentemente tem recebido grandes torneios nacionais e internacionais.

 

DIA D

Acontece hoje, 11, importante reunião entre Executivo e professores da rede municipal, com tratativas sobre o piso salarial.

 

ELEIÇÕES 2024

Dados de julho de 2023 apontam que dos 89.654 eleitores aptos a votar em Araguari, 44.938 já têm a biometria cadastrada. Isso corresponde a 50,12% do eleitorado. O cadastramento biométrico foi retomado na semana passada no Cartório da 16ª Zona Eleitoral em Araguari. Quem deseja votar com identificação biométrica nas eleições municipais de 2024, precisa procurar atendimento até 8 de maio do ano que vem, quando o cadastro eleitoral será fechado para a organização do próximo pleito. Basta levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos também precisam levar comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar.

 

ESTATÍSTICAS

Dos eleitores de Araguari com biometria cadastrada, mais de 27 mil pertencem ao time dos solteiros (62,52%), 13.814 são casados, 2.438 divorciados, 400 separados judicialmente e 1.069 viúvos. O restante figura em outras situações. A biometria chegou a Minas Gerais em 2009 e está presente em todos os 853 municípios, sendo que em 259 DELES o recadastramento do eleitorado já foi concluído e a identificação biométrica é obrigatória.

 

SEM DESTINO

Desde o ano passado, alguns rumores davam conta sobre a possível negociação da área onde se localiza o Estádio Sebastião César da Silva, na rua Mauro Cunha, bairro Bosque. Uma grande empresa do ramo de construção civil teria feito uma ótima oferta, porém, as pessoas envolvidas com o Fluminense Futebol Clube estariam divididas em relação à venda da importante área. Falou-se também numa permuta, com a construção de um moderno estádio para o Tricolor do Bosque nas imediações do Parque da Raposa, porém, nada de concreto. Enquanto isso, o local segue em condições precárias e há muito tempo não recebe uma partida de futebol. Torcedores têm cobrado a respeito.

 

SEM CHANCE

O jornal Gazeta tomou conhecimento de que a venda do estádio do Fluminense é praticamente descartada por uma parte dos abnegados da Raposa, considerando a tradição e a ótima localização daquela praça esportiva. O objetivo é trabalhar para revitalizar o estádio e retornar às competições do cenário mineiro.

 

DE OLHO NA ESTRADA

Normalmente, durante feriados prolongados, a Eco050 realiza operações especiais na BR-050, em razão do aumento do fluxo de veículos. Como a festa de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, se trata de uma celebração regional, a concessionária informou que não há interferência no tráfego e por isso não há uma programação para o período. Na região de Araguari, o fluxo será maior nas estradas estaduais e na BR-365.

 

VALORES MANTIDOS

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação e fiscalização do contrato de concessão da BR050/GO/MG, ainda não se manifestou sobre o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP), que costuma ocorrer uma vez por ano. Para fazer o cálculo de alteração de tarifa, a ANTT leva em consideração o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) dos últimos 12 meses e os fatores de reequilíbrio estipulados no contrato de concessão – que podem ter variação positiva ou negativa. A última revisão na BR-050 aconteceu em junho de 2022.

 

RESTABELECENDO

Depois de passar por momentos delicados em sua saúde, o pastor Carlos Henrique está de volta aos cultos na tradicional igreja do Evangelho Pleno em Araguari. Trata-se de um dos mais respeitados lideres religiosos da cidade e região. Além dos membros da igreja, pastores e fiéis de outras denominações se mobilizaram na recuperação do querido líder religioso.

 

LIXO NA ESTRADA

A concessionária que administra a BR-050 informou que o principal resíduo encontrado na rodovia são restos de pneus, provenientes de trocas ou estouros durante viagens, além de garrafas pet, latas de alumínio, vidro, sacolas plásticas, lixo orgânico – como restos de comida – e até mesmo itens de casa, como móveis, colchões, caixotes e aparelhos eletrônicos. Todo esse material é recolhido e encaminhado para a destinação correta. O lixo orgânico é levado aos aterros industriais licenciados, enquanto os recicláveis são destinados a cooperativas e empresas.

 

CONQUISTA

A Lei Complementar 171, de 2023 , que autoriza a liberação de recursos para a saúde nos municípios mineiros, foi regulamentada na última quarta-feira, 9. De autoria coletiva de deputados e deputadas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a norma teve origem no Projeto de Lei Complementar (PLC) 18/23 e dispõe sobre a transposição e a transferência dos saldos constantes e financeiros provenientes de repasses, parcerias e convênios firmados com a Secretaria de Estado de Saúde. O Decreto 48.671, de 2023, do governador Romeu Zema, que regulamenta a nova lei, foi publicado no Diário Oficial Minas Gerais. São mais de R$ 2 bilhões para a área da saúde dos municípios mineiros.

 

MAIS UM

Dia 17 de agosto acontecerá o Conselho Técnico do Campeonato Quarentão de Araguari, mais uma competição organizada pela Liga Araguarina de Futebol com o total apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores. Além de troféus e medalhas, os primeiros colocados receberão premiação em dinheiro. O Amorim TAC de Estrela do Sul é o atual campeão.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Então reforme o local ou vai continuar daquele jeito caindo aos pedaços, os apaixonados tem que fazer alguma coisa.

Deixe seu comentário: