Sexta-feira, 12 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Araguari em Progresso (16/02)

sex, 16 de fevereiro de 2024 08:07

Araguari – Capital Estadual Do Café Irrigado e Sustentável no Cerrado Mineiro

 

De autoria do Deputado Estadual Raul Belém (Cidadania), foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Projeto de Lei nº. 2.002/2024, que confere à cidade de Araguari, o Título de Capital Estadual do Café Irrigado e Sustentável no Cerrado Mineiro.

 

Situada na Região do Cerrado Mineiro, nossa cidade é produtora de cafés de alta qualidade e a primeira a ter a certificação de Denominação de Origem no Brasil, sendo referência na cafeicultura irrigada no País. Dos 20 mil hectares de café plantados, 90% são irrigados, cerca de 18 mil hectares.

 

A cafeicultura irrigada contribui para a economia municipal, gerando empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o incremento da renda dos produtores.

 

Dessa forma, a concessão do título de Capital Estadual da Cafeicultura Irrigada e sustentável a Araguari incentivará o desenvolvimento regional, bem como o reconhecimento do município como referência estadual e nacional neste setor, valorizando as características únicas dos arranjos produtivos locais. Estima-se que, na Safra 2023, a região do cerrado mineiro tenha produzido entre 6 a 6,5 milhões de sacas de 50 quilos.

 

Araguari se destaca como um dos principais municípios produtores e exportadores de café, e pela elevada quantidade de fazendas certificadas com boas práticas agrícolas, o município tem, ainda, o maior percentual de área irrigada do Brasil em proporção à área plantada: um total de 99%.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: