Coluna: Araguari em Progresso (16/02)
sex, 16 de fevereiro de 2024 08:07
Araguari – Capital Estadual Do Café Irrigado e Sustentável no Cerrado Mineiro
De autoria do Deputado Estadual Raul Belém (Cidadania), foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Projeto de Lei nº. 2.002/2024, que confere à cidade de Araguari, o Título de Capital Estadual do Café Irrigado e Sustentável no Cerrado Mineiro.
Situada na Região do Cerrado Mineiro, nossa cidade é produtora de cafés de alta qualidade e a primeira a ter a certificação de Denominação de Origem no Brasil, sendo referência na cafeicultura irrigada no País. Dos 20 mil hectares de café plantados, 90% são irrigados, cerca de 18 mil hectares.
A cafeicultura irrigada contribui para a economia municipal, gerando empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o incremento da renda dos produtores.
Dessa forma, a concessão do título de Capital Estadual da Cafeicultura Irrigada e sustentável a Araguari incentivará o desenvolvimento regional, bem como o reconhecimento do município como referência estadual e nacional neste setor, valorizando as características únicas dos arranjos produtivos locais. Estima-se que, na Safra 2023, a região do cerrado mineiro tenha produzido entre 6 a 6,5 milhões de sacas de 50 quilos.
Araguari se destaca como um dos principais municípios produtores e exportadores de café, e pela elevada quantidade de fazendas certificadas com boas práticas agrícolas, o município tem, ainda, o maior percentual de área irrigada do Brasil em proporção à área plantada: um total de 99%.

Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo mineiro ganha força sex, 25 de setembro de 2026
- Hélvio Gomide: memória da imprensa de Araguari sex, 25 de setembro de 2026
- Mutirão divulga resultado de edital que destina R$ 72 mil a Ternos de Congada de Araguari sex, 25 de setembro de 2026
- Novos serviços foram apresentados à população durante lançamento da nova fase da Operação Cerco Fechado sex, 25 de setembro de 2026
- DA REDAÇÃO – 25 DE SETEMBRO sex, 25 de setembro de 2026
- Urnas estão preparadas para votação e serão entregues a partir de sexta-feira, dia 2 de outubro, em Araguari sex, 25 de setembro de 2026
- Ipatinga ganha novo faixa azul qui, 24 de setembro de 2026
- Muzambinhense Nadim Donato é eleito vice-presidente da CNC para mandato até 2030 qui, 24 de setembro de 2026
- Família Acolhedora oferece cuidado temporário a crianças e adolescentes qui, 24 de setembro de 2026
- Espetáculo protagonizado por Diogo Sanquetta e Célio Sousa chega aos palcos nos dias 2 e 3 de outubro, unindo teatro, dança, performance e audiovisual em uma reflexão sobre as diferenças qui, 24 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...