Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Circo genuinamente araguarino ganha repercussão mundial

qui, 23 de julho de 2020 10:10
O projeto de espetáculo em drive-in teve licença aprovada para funcionamento

O projeto de espetáculo em drive-in teve licença aprovada para funcionamento

A indústria do entretenimento foi um dos setores mais atingidos economicamente pela pandemia do novo coronavírus, que levou ao fechamento de teatros e cinemas, à suspensão de gravações, ensaios, sessões de fotos e produções, entre diversos outros reflexos. Sem poder receber público, os circos foram um desses grandes afetados, e fecharam as portas em todo o Brasil. Centenas de famílias de artistas envolvidos neste ramo ficaram desamparadas e passaram por muitas dificuldades. Muitos destes artistas ainda estão vivendo momentos difíceis, porém, alguns conseguiram driblar as barreiras e inovar em meio de uma crise mundial.

É o caso do Circo Estoril, atração genuinamente araguarina, que conseguiu se reinventar em um momento de dificuldades e virar referência em nível mundial.

Há pouco tempo, a Gazeta acompanhou e reportou a luta da companhia circense na tentativa de regresso a Araguari, com cerca de 70 funcionários, onde ficaria instalada durante a pandemia. Mesmo com apoio público e privado, a empresa não conseguiu a locomoção, em razão do alto custo, que se aproximaria a 70 mil reais. A live promovida para tal finalidade teria resultado inferior a R$5mil, o que impossibilitou o objetivo.

: O circo genuinamente araguarino foi notícia em jornais de diversos países

O circo genuinamente araguarino foi notícia em jornais de diversos países

“Deus faz tudo da maneira certa. A gente ficou em Itaguaí-RJ, onde recebemos muito carinho. Recebemos da população uma enorme cesta básica, com isso não passamos nenhuma necessidade. A população nos abraçou de uma forma espetacular. Foi emocionante”, relatou Margareth Pereira da Costa, uma das responsáveis pelo circo.

E passando pela fase crítica, chegou a hora da glória. Depois de 4 meses com as atividades paralisadas, almejando somente a sobrevivência da trupe, o circo se tornou, repentinamente, destaque mundial, em razão dos espetáculos que estão sendo realizados em novo formato. Com a aprovação da licença para funcionamento em esquema de drive-in (em que os espectadores assistem as atrações de dentro do carro), reiniciaram-se os espetáculos na última quinta-feira,16, ainda na cidade de Itaguaí-RJ, no estacionamento do shopping Pátio Mix.

Porém, a grande repercussão foi uma surpresa pra trupe, que está ainda em choque e muito feliz. Margareth informou à reportagem que, um repórter da CNN Portugal fez a cobertura de uma das apresentações drive-in, e a partir daí o nome da empresa atravessou oceanos, fazendo o circo ser manchete em jornais de diversos países, inclusive no badalado New York Times.

Com apenas uma semana de funcionamento, o novo formato está sendo um sucesso. Os ingressos variam de 80 a 100 reais por carro, a depender da proximidade com o palco. O acesso dos veículos é direcionado pelos colaboradores do Circo Estoril, todos usando luvas e máscaras. Também é obrigatório o uso de máscara dentro dos carros. Quem queira ir ao banheiro, deve piscar o alerta do veículo e um funcionário encaminhará o espectador de acordo com os protocolos de saúde. Estão sendo vendidos alimentos e bebidas não-alcóolicas, sempre de acordo com os protocolos de higiene.

A capitã dessa verdadeira “cidade itinerante” é a primogênita Luzdalma Portugal. Os irmãos Margareth e Nivaldo Junior também são uns dos responsáveis pelo circo.  Os três nascidos em Araguari. O circo se apresentou na cidade pela última vez em 2015. O irmão do trio, Luiz Cláudio, residente em Araguari, também manifestou a alegria no momento vivido. “Está sendo mágico. Foi de repente. Sermos vistos em manchetes de jornais de todo o mundo. Está sendo incrível”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: