Cine Rex é o novo espaço cultural da cidade
ter, 3 de maio de 2022 08:03Da Redação
Na última sexta-feira, 29, a Prefeitura de Araguari publicou no Correio Oficial nº1362 a locação o Cine Rex. O imóvel fica localizado no Centro de Araguari, onde era o restaurante Napolitano. O intuito é que o local sirva para realização de serviços, visando os interesses dos araguarinos, de acordo com as necessidades da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC).
A prefeitura também divulgou que o valor estimado do aluguel é de 14 mil reais. O Cine Rex foi construído em frente à praça Francisco Salles, que no começo do século XX era chamada de Largo dos Protestantes, por causa da presença da Igreja Presbiteriana próxima do local.
Como uma forma de homenagear o senhor Manoel Santos Laureano, que foi a principal empreendedor do cinema, o prefeito da época, José Jehovah Santos expediu o decreto de lei, que mudava o nome da praça para Manoel Bonito.
O Cine Rex movimentou muito a cidade, conforme atraia cada vez mais espectadores para as exibições de cinema. Durante a década de 1970, o Cine Rex continuava proporcionando bons momentos de alegria aos araguarinos. Nos anos 80, por causa da disseminação dos aparelhos de televisão e vídeo game, o local passou a ser menos frequentados. Em 1992, o Cine Rex encerrou sua trajetória e o que restou dessa história é a arquitetura do local, que até hoje encanta a população, pela beleza e refinamento.
“Desde o início da gestão eu e o prefeito temos falado em consolidar em Araguari um espaço cultural, que funcionasse como um memorial, que remetesse a população às famílias que construíram a história da cidade e também as pessoas que no dia a dia fazem a construção dessa história. Estávamos à procura de um espaço para podermos realizar isso, mas também que pudesse ser um espaço versátil para promover a cultura, em suas várias atividades” disse o presidente da FAEC, Diogo Machado.
A prefeitura se reuniu com Clayton Lemos e com João Lemos, os proprietários do antigo Cine Rex, e também do antigo Cine Lux. Como o imóvel está disponível, os proprietários também quiseram retomar a sua personalidade cultural.
De acordo com Diogo Machado, o processo de locação será finalizado este mês e a previsão é que a inauguração do memorial aconteça ainda em maio. O espaço será bastante interativo e inovador. Além disso, o ambiente retomará o teatro e o cine clube.
Nesse momento acontece o restauro externo, com a pintura. Ainda este mês está prevista a recuperação do letreiro do Cine Rex, além de toda a comunicação visual do ambiente, do memorial. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o espaço também vai contar com um Centro de Atendimento ao Turista.
O presidente da FAEC também destacou que o local será um dos principais equipamentos culturais de Araguari, assim como é hoje a Casa da Cultura. O espaço pode recepcionar mais de 300 pessoas, e por isso vai se tornar referência, pois a Casa da Cultura recebe metade desse público.
“A iniciativa é recuperar um patrimônio histórico do município que acabou sendo utilizado para outros fins comerciais. Vamos restituir o novo Cine Rex à praça Manoel Bonito”, finalizou, Diogo Machado.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Podcast "Café, Queijo e Prosa com o Presidente" recebe Marília Campos e Domingos Sávio em edições especiais sáb, 25 de julho de 2026
- Projeto de hidrogênio em Uberaba incentivado sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura de Indianópolis e Sebrae busca fortalecer empresas locais com inovação e gestão sáb, 25 de julho de 2026
- Conselho de Fomento impulsiona novos investimentos e geração de empregos em Araguari sáb, 25 de julho de 2026
- Inscrições para o 57º Concurso Nacional de Contos e Poesias “Abdala Mameri” seguem abertas até 31 de julho sáb, 25 de julho de 2026
- Rei do Ovo/Botinas Zeus/RLB Evolution e Drogaria Resende/Cred Simples avançam e vão decidir o título do Trintão sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura e Ilumina Araguari transforma sistema de iluminação pública do município sáb, 25 de julho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 25 DE JULHO sáb, 25 de julho de 2026
- Corrida de Revezamento para Romaria movimenta rodovias da região sáb, 25 de julho de 2026
- Domingo de decisão: Copa Araguari define os finalistas em rodada de grandes jogos sáb, 25 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...
