Cinco óbitos suspeitos de Covid-19 ocorridos em Araguari estão em investigação
seg, 13 de abril de 2020 05:16Da Redação
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou, na manhã desta quinta-feira, 9, mais um boletim epidemiológico detalhando a situação do coronavírus em todo o estado. Araguari está entre as cidades que possuem confirmações da doença, totalizando 447 suspeitas em investigação, quatro casos confirmados e o quinto óbito suspeito de ter sido causado pelo Covid-19 foi registrado nesta quinta-feira.
Em nota, a secretaria municipal de Saúde informou que, o paciente de 61 anos, do sexo masculino, era residente do município de Cascalho Rico e estava internado em hospital da rede particular para tratamento de questões clínicas, tendo apresentado sintomas respiratórios. Diante disso, foi realizado o exame no dia 28 e o município aguarda o resultado. Outros nove pacientes seguem em internação hospitalar, sendo oito em Araguari e um na cidade de Uberlândia; destes, quatro estão em UTI. Até o momento, 230 pacientes foram liberados do monitoramento domiciliar e não apresentam sintomas da doença.
Além disso, as informações atualizadas do boletim epidemiológico estadual apontam ainda que foram registradas 5.167 notificações a mais nas últimas 24 horas, sendo assim, Minas Gerais contabiliza 56.807 casos suspeitos, 655 confirmados e 15 óbitos confirmados para Covid-19. Outras 117 mortes seguem em investigação. Entre as cidades da região, Uberlândia tem registrado considerável aumento totalizando 1.997 suspeitas e 59 casos confirmados.
Devido a este cenário, a prefeitura apresentou na tarde de quarta-feira, 8, um estudo apontando que Uberlândia pode registrar, mesmo com as medidas de isolamento social, mais de 46 mil casos suspeitos do novo coronavírus até o mês de junho. O objetivo de apresentar a projeção foi conscientizar a população sobre ao cenário da transmissão na cidade. Assim, a orientação continua sendo para que a população permaneça em isolamento social e esteja atenta às orientações de higiene, como lavar as mãos, cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar, além de evitar aglomerações o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus. Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas.
A procura pelas unidades de saúde deve acontecer caso o paciente verifique os sintomas de alerta como febre e dificuldade para respirar. Assim, o médico responsável fará os devidos encaminhamentos. O boletim informativo mostra ainda que a região metropolitana de Belo Horizonte registrou 370 confirmações de pessoas infectadas, destes, 304 na capital. Em segundo na lista está Juiz de Fora com 50 pacientes, Nova Lima com 38, Divinópolis tem 19 confirmações, Uberaba com 16.
Segundo o perfil epidemiológico dos casos confirmados no Estado, 75% dos pacientes têm entre 20 e 59 anos, sendo 362 do sexo masculino e 278 pacientes do sexo feminino. Entre os óbitos, nove eram homens e seis mulheres. A SES-MG informou ainda que os fatores de risco entre os falecidos em sua maioria eram: Diabetes (4), hipertensão (4) doenças pneumológicas e cardiopatia, três cada; dois por doença renal, e Alzheimer, neoplastia e tabagismo, uma cada um. Do total de óbitos confirmados, dois não apresentavam fator de risco.
O número de hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) também aumentou para 300% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro à primeira semana de abril). As secretarias estaduais de Saúde divulgaram nesta quinta-feira, 16.777 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 861 mortes pela Covid-19. É importante ressaltar que pela instabilidade de acesso ao novo sistema oficial de informações dos casos de Covid-19 (e-SUS VE), os números podem sofrer alterações no decorrer do dia.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
