Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Ciclista sofre traumatismo craniano após cair em bueiro na avenida Pércio Perfeito

sáb, 6 de fevereiro de 2016 08:21

Da Redação

Jovem sofreu traumatismo craniano e precisará passar por cirurgias odontológicas

Uma jovem ciclista de 24 anos sofreu um acidente, nessa quarta-feira, 3, enquanto trafegava na avenida Pércio Perfeito, do bairro Novo Horizonte. A via pública é utilizada pelos ciclistas no retorno das trilhas, devido às atuais condições do trecho da LMG-748, que impede o tráfego noturno.

Jovem sofreu traumatismo craniano, convulsões e teve fraturas no maxilar

Jovem sofreu traumatismo craniano, convulsões e teve fraturas no maxilar

Em uma entrevista concedida a um veículo de comunicação, Diego Sousa, que estava com a jovem no momento do acidente, comenta que está acostumado a realizar as trilhas noturnas. “Pedalamos todas as noites. Estávamos saindo da estrada de Indianópolis e entramos na avenida Pércio Perfeito, conversando distraídos com um amigo”. Diego conta que a bicicleta caiu no bueiro sem tampa e a jovem projetou o rosto contra o asfalto. “No momento em que caiu, ela teve convulsões, entrou em estado de choque e sangrou bastante. Além disso, ela quebrou os dentes, o maxilar e teve um traumatismo craniano”.

A jovem foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto Socorro Municipal. “O resgate foi rápido e isso amenizou a situação. O estado era grave e, assim que demos entrada no Pronto Socorro, ela foi encaminhada para a Universidade Federal de Uberlândia”. Diego afirma estar indignado com a situação. “Nós pagamos impostos e não usufruímos de nada. O bueiro estava sem proteção e tem mais de um metro e meio. Cabe uma criança lá dentro. É necessário colocar ao menos uma sinalização naquele local”.

A ciclista não corre riscos, porém, precisará passar por cirurgias faciais e odontológicas. Segundo informações, a família acionou um advogado e pretende mover uma ação de indenização por danos materiais e morais, devido à omissão do poder público com relação à manutenção da via pública.

Segundo o ciclista Riberto de Sousa Junior, existe um grupo grande de pessoas que pratica o esporte no município, porém, não há apoio do poder público. “A única ciclovia de Araguari fica localizada na avenida próxima ao Pica Pau Country Clube. A cidade é muito insegura, nas saídas do município há vários lixões, as estradas rurais estão em péssimas condições, no geral, a situação não é boa para nós”.

O ciclista comenta que a avenida Pércio Perfeito é mal iluminada. “Geralmente estamos preparados para encontrarmos buracos nas trilhas, porém, não esperamos encontrar um bueiro aberto, escondido pelo mato, no meio de uma avenida. Nós não gostamos de utilizar essa avenida, mas se não passarmos por ela, precisamos usar aquele trecho caótico da LMG-748, cuja obra está abandonada. É vergonhoso”.

Riberto de Sousa ressalta que o governo atual prometeu as ciclovias no município. “Houve audiências públicas sobre o Plano de Mobilidade Urbana e promessas de que seria feita a ciclovia. Hoje existe o plano de utilizar os canteiros das avenidas como estacionamento privado para empresas, mas não há previsão para as ciclovias”.

De acordo com o secretário de Obras, Odon Naves, existem casos em que a secretaria não tem acesso às informações em tempo hábil. “As pessoas têm roubado o gradil dos bueiros à noite para vender e comprar drogas e, mesmo com as nossas rondas, às vezes não ficamos sabendo da informação a tempo e podem acontecer essas fatalidades. No caso da Pércio Perfeito, terminamos as pavimentações e fazemos manutenções no local, mas não conseguimos identificar a situação em tempo hábil”.

O secretário afirma que o bueiro foi tampado nessa sexta-feira, 05. “No bairro Maria Eugênia temos que fazer substituições com frequência. Hoje, estamos tendo que soldar os bueiros para as pessoas não roubarem. Recebemos muitas críticas devido a essa fatalidade, mas, assim como outras pessoas comentaram, isso pode acontecer. Fomos ao local, fizemos a prevenção, e agora estamos aguardando a confecção do gradil para substituir”.

O ciclista Riberto de Sousa, afirma que desde o recapeamento da via, vários bueiros foram deixados sem tampa. “O secretário falou que o gradil foi roubado, mas vimos outros bueiros sem tampa no local. É necessário que o poder público assuma e concerte o erro”.

 

3 Comentários

  1. Claudio disse:

    Isso é uma vergonha! Eu no lugar dela processaria o estado pelo transtorno causado pela péssimas condições da LMG 748, a prefeitura por deixar um bueiro desse tamanho aberto.

  2. Richard Rodrigues disse:

    Eu estava indo trabalhar e vi o acidente ocorrendo, realmente vergonhoso o trabalho mal feito dessa administração na nossa cidade q alem d esburacadas estão sem proteção alguma e sujas, se fosse um motociclista teria morrido quebrando o pescoço realmente o bueiro e muito fundo e esta aberto nos dois lados da via onde tráfego diariamente pra ir trabalhar.
    Ao invés de investirem os impostos em melhorias eles colocam é pedagio pra nos assaltar como esse de udi/ari q só serve pra roubar a população.
    Indignado estamos com essa administração…

  3. Ricardo Mendes disse:

    Caro secretário, me diga em que área da cidade vocês tem acesso as informações em tempo hábil, e mesmo se tivessem tido, a história seria a mesma porque esse governo atual é recheado de incompetência . A em relação a ” Isso pode acontecer”, e se fosse sua esposa ou sua filha em secretário? seria somente uma fatalidade?

Deixe seu comentário: