Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Centro Universitário IMEPAC Araguari faz simulações médicas durante a semana

qua, 28 de julho de 2021 11:26

Da redação

Local onde ocorreu simulação de situação emergencial em enfermaria adulta

O Centro Universitário Imepac Araguari (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) realiza, nesta semana, do dia 26 ao dia 30 de julho, uma Simulação-Teste em ambientes específicos das obras do Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF), visando estabelecer referenciais de segurança para os pacientes que, futuramente, utilizarão os serviços hospitalares nesta instituição.

Essa Simulação-Teste deve testar múltiplos ambientes do hospital, que ainda se encontra em fase de construção, em setores de enfermaria, de clínica médica, de pediatria, salas de estabilização e UTI (Unidade de Terapia Intensiva), criando possibilidades de identificar ameaças latentes à segurança dos pacientes quando recebem atendimento no HUSF, vez que o atual estágio das obras (construção civil) possibilita realizar ajustes físicos compartimentais, que possibilitam um melhor desempenho de todas as equipes de saúde atuantes no hospital.

Esta Simulação-Teste, inédita no Brasil, é uma parceria internacional entre o IMEPAC Araguari, HUSF, Center for Medical Simulation de Boston e Faculty de Harvard Medical School, dos Estados Unidos, e a Rede MaterEducation, da Austrália. Esta última, que assessorou e forneceu o ‘approach’ por eles desenvolvidos neste tipo de Simulação, chamado de “OptiSim”.

Assim, os atendimentos simulados são aqueles costumeiros na rotina de um hospital, e visam avaliar a utilização do espaço hospitalar, e não a atuação individual das pessoas que participam da simulação.

Em entrevista com doutor Henrique, médico, coordenador do curso de medicina do IMEPAC e integrante do núcleo gestor do centro de simulação, foi elencado a importância dessa semana de simulações. “O objetivo aqui é testar os ambientes, os leitos, quartos, bem como se estão na melhor disposição de cama, monitores e outros equipamentos. Assim, vamos avaliar a performance das equipes e a segurança do paciente, antes mesmo que ele chegue até a unidade hospitalar”, expõe o médico.

Hospital Universitário Sagrada Família, ainda em fase de construção civil

Conforme exposto pelo profissional, são levados em conta pontos que dizem respeito ao tamanho da sala, requisitos de espaço e de acesso, visibilidade do paciente, dos monitores e equipamentos e experiência do usuário.

Os testes ontem, 27, envolviam casos em ambientes de enfermarias para pessoas adultas, e contaram com a presença de alunos dos cursos na área da saúde, professores, engenheiros e arquitetos responsáveis pela construção do hospital, imprensa e outros convidados. Na quinta, 29, serão simulados casos de pediatria e na sexta-feira, 30, haverá situações de chegada de pacientes com politraumas e outras situações agudas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: