Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Centro Pop reúne histórias de pessoas em situação de rua

qui, 7 de agosto de 2014 15:53
Parte do público que procura o local é de migrantes que, por alguma razão, não tiveram condições de seguir viagem
O Centro Pop recebe diariamente cerca de 70 pessoas. Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU

O Centro Pop recebe diariamente cerca de 70 pessoas. Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – O Centro Pop, inaugurado em fevereiro deste ano, vem coletando algumas histórias de transformação de vida de pessoas que sofrem com a exclusão social e discriminação ou que possuem dependência de álcool e drogas. O programa foi implantando pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, e tem como objetivo acolher durante o dia os moradores de rua.

Aberto das 7h às 17h, o espaço está situado no bairro Martins, próximo ao Terminal Rodoviário. Cerca de 70 pessoas passam diariamente pelo local. Muitos são de Uberlândia ou vivem aqui há algum tempo; outros são migrantes que por alguma razão não tiveram condições de seguir viagem. “Algumas pessoas nos procuram espontaneamente, outras são encaminhadas. Quando chegam aqui, elas passam por um cadastro e a partir daí são acompanhadas e têm à disposição uma série de atividades”, explicou Vera Lúcia Souza Faria, coordenadora geral do Centro Pop.

Além de cuidados com a higiene pessoal, os freqüentadores recebem alimentação e utilizam a lavanderia para lavar suas roupas. Segundo Vera Lúcia, cada um é encaminhado de acordo com seu interesse ou aptidão. “A partir do momento que conhecemos a história de cada pessoa, começamos a construir uma proposta de acompanhamento. A maior dificuldade é com os que são dependentes químicos”, destacou.  A coordenadora disse ainda que no caso dos usuários de substâncias psicoativas há um trabalho feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS, e também com grupos de apoio e comunidades terapêuticas. “Se a pessoa se mostra com interesse de ser ajudada, ela terá todo apoio do Centro Pop”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: