Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Centenário: Padre Nilo Tabuquini faz aniversário de 100 anos

ter, 24 de agosto de 2021 10:57

Da Redação

Um dos principais registros de Padre Nilo Tabuquini em sua lambreta circulando pelas ruas da cidade (Foto: Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto)

Também conhecido por Monsenhor Nilo Tabuquini, o pároco carioca chegou em Araguari na década de cinquenta e construiu uma trajetória belíssima perante as famílias católicas na primeira igreja fundada no município: a igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, “Matriz”.

Nas décadas de 50, 60, e 70 o sacerdote destacou-se, marcando para sempre seu nome no coração da comunidade araguarina. Monsenhor Nilo Tabuquini, como era conhecido, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1921, filho de Francisco Tabuquini e Marcelina Marques. Os estudos foram iniciados em sua terra natal; após a conclusão do ginasial no ano de 1936, foi trabalhar em casas comerciais.

No ano de 1942, tornou-se sócio de uma firma, no entanto, foi convocado pelo serviço militar, compondo o Exército na II Guerra Mundial, onde serviu pelo período de 16 meses nas cidades do Rio de Janeiro, Olinda e Recife, graduando-se como sargento.

Em 1944 deixou o Exército, ingressando no seminário de Belo Horizonte, atendendo a impulso íntimo vindo do despertar da vocação para a vida sacerdotal autêntica. Ali, cursou os seminários menor e maior durante sete anos. Estudou mais três anos no seminário maior de Uberaba, onde terminou teologia. Finalmente, recebeu o sacramento da ordem, tornando-se sacerdote em Uberlândia, no ano de 1953, indo celebrar sua primeira missa no Rio de Janeiro, seu berço natal.

Ingressando na carreira eclesiástica, Padre Nilo foi designado para Araguari em 1954, à Paróquia do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, como coajuntor do vigário Padre Antônio Resende, e tempos depois o substituiu. Mansamente, padre Nilo Tabuquini com sua visão humanitária do papel da igreja, conquistou amigos, admiradores e fieis com suas preces eloquentes; caridoso, para ele seu bem era o bem do próximo.

Seu trabalho em Araguari foi tão imenso e belo que, com a criação da Diocese de Uberlândia, Nilo foi indicado Cônego. As paróquias de Araguari e cidades vizinhas estiveram presentes às solenidades elevando suas orações e pedindo a Deus pela felicidade daquele religioso tão admirado e querido pela população.

No dia 14 de fevereiro de 1979, Padre Nilo Tabuquini faleceu, e sua passagem em Araguari deixou um grande legado e imensa saudade.

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    A origem dele deve ser italiana, sobrenome italiano, as feições italianas, lambreta.
    Morreu muito novo, aos Cinquenta e sete anos.
    Deus sempre recolhe as almas boas mais cedo.

  2. WILSON PEREIRA DA SILVA disse:

    Lembro pouco dele pois era muito novo na época conhecia demais era o padre Alberto na sua lembrete sempre com as bolinhas no bolso e ofertando para a molecada .muitas saudades

Deixe seu comentário: