Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cemitérios passam por avaliação técnica para receberem visitantes no Dia de Finados

qua, 26 de outubro de 2022 08:03

Da Redação

O dia é também marcado pelas tradicionais barraquinhas de flores

A celebração do Dia de Finados, em 2 de novembro, aconteceu pela primeira vez há mais de um milênio, no ano de 998, de acordo com o site oficial da Igreja Católica. Segundo o Vaticano, a reunião de homenagens em uma data específica foi uma criação do abade francês Odilo de Cluny, que viveu entre os séculos 10 e 11.

Primeiramente, a data era conhecida como “Dia de todas as almas”, porque entre os séculos 2 e 10, os cerimoniais em lembrança aos mortos ocorriam em dias variados, e não havia nenhuma data no calendário cristão que definisse uma homenagem. As primeiras celebrações eram, em geral, realizadas pelos familiares no terceiro dia após cada enterro. Mais tarde, passaram a acontecer no aniversário de morte.

Mesmo depois da decisão de Odilo de Cluny ten, foi somente no começo do século 20 que a data foi universalizada. Em 1915, o papa Bento XV aprovou que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos, segundo informações da Igreja Católica.

Em Araguari, os cemitérios estão prontos para as visitações de Finados. No dia 24, o diretor dos cemitérios, Weferson Torres iniciou uma visita técnica aos cemitérios pertencentes ao município, são eles: Bom Jesus; Park; dos distritos de Amanhece e Piracaíba; e das comunidades de Campo Redondo, Florestina e Santo Antônio.

De acordo com a Secretaria de Obras, devido ao trabalho de conservação exercido ao longo do ano, foram necessários pequenos ajustes para deixar os espaços prontos para os visitantes. O movimento deve ser maior no próximo fim de semana.

A secretaria orienta que os visitantes não levem flores naturais e nem objetos que acumulem água; evitem caminhar sobre as sepulturas antigas. Além disso, a pasta recomenda que as pessoas que forem lavar as sepulturas e jazigos façam isso no sábado,29, ou no domingo,30, para evitar a aglomeração nos dias 1º e 2 de novembro, quando os cemitérios recebem um grande número de visitantes.

O diretor ainda informou que três missas estão definidas para a quarta-feira, 2. Duas delas ocorrem no Bom Jesus, às 9h30 e às 15h30. A outra acontece no Cemitério Park, às 9h30.

“Através de fotos já identificamos que todos os cemitérios estão prontos. Mas por recomendação da secretaria estamos iniciando as visitas técnicas para certificar todos os detalhes e assegurar que o visitante não terá problemas nos dias de visitas”, destacou Weferson Torres.

“A Secretaria de Obras tem atuado durante todos os meses nos cemitérios do município. São pequenos ajustes a serem feitos para deixar os locais propícios aos visitantes. Acredito que neste ano teremos uma movimentação maior, e estamos preparando para atender o cidadão da melhor forma possível”, disse o secretário Luiz Felipe Miranda.

O dia 2 é também marcado pelas tradicionais barraquinhas de flores em frente aos cemitérios. Elas são muito procuradas pelas pessoas que não tiveram tempo de se preparar antes das visitas.

Ontem, 25, a reportagem da Gazeta entrevistou o secretário de Serviços Urbanos, Antônio Cafrune, para saber se os comerciantes que irão trabalhar na porta do cemitério Bom Jesus já foram definidos. “Todas as 27 vagas estão ocupadas. O sorteio foi realizado no dia 20 de outubro, conforme foi divulgado pela prefeitura”, disse.

Antônio Cafrune também informou que não haverá um horário definido para a comercialização de flores. Os sorteados poderão definir o horário de expediente nos dias 1 e 2 de novembro, de acordo com a demanda e suas necessidades.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: