Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Carnaval, projetos do PMIC e Exposição Agropecuária são destaques em 2013

sáb, 28 de dezembro de 2013 00:00

DA REDAÇÃO – Quais os melhores momentos da cultura em Araguari nesse ano? Em linhas gerais, 2013 teve uma agenda cultural variada e bastante movimentada, com diversas exposições, espetáculos teatrais e apresentações musicais. Se o critério principal for público, sem dúvida, o Carnaval e a Exposição Agropecuária foram os principais eventos do ano. Juntos, reuniram diariamente centenas de pessoas em shows com artistas de renome nacional.

A diversidade de ações na área se deve, em grande parte, pelo principal suporte para promoção cultural existente no município: o Programa Geraldo França de Lima (PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Os interessados apresentam projetos conforme sua área de interesse. Se o projeto for aprovado pela Comissão de Análise e Seleção de Projetos (CAS), ele pode receber incentivos de até R$ 20 mil ou de até R$ 10 mil, conforme o edital. A Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) incentivou, através do programa, várias iniciativas bem sucedidas; muitas lançadas nesse ano. São livros, CDs, eventos, programas de TV, oficinas de quadrinhos, dança e teatro que não poderiam ser viabilizadas de outra forma.

A retrospectiva a seguir é apenas um resumo dos eventos ocorridos ao longo do ano, baseada em consultas no arquivo da Gazeta do Triângulo e informações cedidas gentilmente pela Faec.

RESTROSPECTIVA

  • Carnaval Araguari, de 8 a 12 de fevereiro: o evento registrou na ocasião o maior público dos últimos anos. Shows de Sambô, Rapazolla, a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, além de Dyogo e Deluca, bandas Sedusamba Brasileiríssima, KasaKaiu, Filosofia do Samba e grupo Stillo do Pagode, além do destile das escolas de samba movimentaram o Parque de Exposições Rondon Pacheco.
  • Projeto Integração no bairro – TV Integração – afiliada Rede Globo, praça Getúlio Vargas dia 6 de abril
  • Reabertura do Museu dos Ferroviários, 11 de abril
  • Comemoração ao dia Internacional do Jazz no Palácio dos Ferroviários, 28 de abril
  • Miss e Mister Gay Araguari, realização do movimento LGBT de Araguari, em junho
  • Realização da 3ª Conferência Municipal de Cultura, final de junho e início de julho
  • Comemoração ao Dia Mundial do Rock and Roll, encerramento da Conferência Municiopal de Cultura, dia 7 de julho no Palácio dos Ferroviários: o maior evento do gênero realizado durante o ano, com a participação de mais de 500 pessoas. Subiram ao palco neste dia as bandas Multus, B766, Flocos em Blocos, Corine, Seamus, Canábicos, Killer Klows e Madame Butterfly.
  • Peça Teatral “Conto de Fadas”, RestaNóis Cia Livre de Teatro, de Florianópolis (SC), dia 22 de julho na praça Getúlio Vargas
  • Encontro Mineiro de Capoeira na Casa da Cultura Abdala Mameri e Palácio dos Ferroviários, agosto
  • Exposição Agropecuária, de 23 a 28 de agosto: a presença das estrelas do sertanejo Vitor & Leo, César Menotti & Fabiano, Eduardo Melo (ex-Nashiville), Cristiano Araújo, os conhecidos cantores gospel Irmão Lázaro e Tonny Alisson, além de artistas locais, animaram os araguarinos na principal comemoração do aniversário de Araguari.
  • Minas ao Luar – SESC, dia 31 de agosto, show de Sanducka e banda (BH): o evento promovido pelo Sesc em diversas cidades do estado reuniu centenas de pessoas em Araguari, no Palácio dos Ferroviários.
  • Festa do Congado 2013, dia 13 de setembro na Paróquia Nossa Senhora do Rosário
  • Apresentação da banda Surf Sessions -Tour Corre pro Mar dia 15 de setembro no Palácio dos Ferroviários
  • 7ª Primavera dos Museus: “Museus, memória e cultura afro-brasileira” (Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/Ministério da Cultura) de 23 a 27 de setembro
  • 1ª Semana Violinística do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de 25 a 28 de setembro: palestras ministradas por professores da UFU e de outras universidades, oficinas e o concurso de violão marcaram a ocasião.
  • “Violoncelando”, com workshop de violoncelo, recital pedagógico e apresentação, início de outubro
  • Projeto “Rerigueri Minas Dance – MAFUMENTA”, praça Getúlio Vargas, 19 de outubro: centenas de jovens participaram do evento, que reuniu bandas de rock locais num show alusivo à legalização da maconha no Brasil
  • Festival Nacional de Teatro em Araguari (FESTA), de 14 a 17 de novembro: o maior evento teatral do ano reuniu centenas de artistas em 20 espetáculos apresentados em diversos pontos do município. Os melhores foram agraciados com o Prêmio Regina Duarte Mota e receberam o troféu Periquito de Ouro
  • 1ª Semana Cultural do Orgulho LGBT, de 19 a 24 na Casa da Cultura Abdala Mameri
  • Lançamento do Livro “Araguari e sua História”, das historiadoras Juscélia Abadia Peixoto e Aparecida da Glória Campos Vieira, do Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto
  • Cantata de Natal 2013, com inauguração das luzes no Palácio dos Ferroviários, dia 6 de dezembro
  • Exposição Coletiva de Pintura “Expressões da Natureza”, de 9 a 19 de dezembro, Casa da Cultura Abdala Mameri
  • Espetáculo “Imagem”, da Arabesque Escola de Dança, nos dias 13 e 14 de dezembro: a última e tradicional apresentação de fim de ano da escola levou para os palcos uma nova estética unindo dança e imagem, consagrando o espetáculo como um dos melhores eventos artísticos do ano.

PROJETOS DO PMIC LANÇADOS EM 2013
·    Jornal “Gazeta do Estudante”, do projeto “Jornal Cultural Estudantil”, da proponente Talita Cristina Gonçalves
·    Oficina de quadrinhos do projeto “Quadrinho Suave”, do proponente Alberto Guedes de Martins
·    Livro “Carícias da Essência”, projeto homônimo do proponente Ronnie Fernandes Chagas
·    Livro “Camaleão: Metapoesia”, do projeto “Encantos Partidos – Metapoesia” do proponente Mauro Sérgio Santos
·    Livro “Vivências Acadêmicas – Ecletismo, Arte e Educação”, projeto do proponente Júlio Monteiro
·    Evento “Rock Para Todos 2”, projeto homônimo da proponente Carla Cristina
·    Evento “II Encontro de Violeiros”, projeto homônimo do proponente Cid Merim
·    Evento “Rerigueri Festival – Festival de Música e Cultura Independente”, projeto do proponente Pablo Procópio Vieira
·    Teatro “Os Bichos Fazem Arte”, projeto homônimo da proponente Sandra Maria Salomão
·    Teatro “A Mala da Fantasia”, projeto homônimo de Eliana Mendes Nogueira
·    Aulas de dança e teatro do projeto “Arte em Movimento”, da proponente Jéssica Aparecida Aprígio Vieira
·    CD “Não Desista”, projeto homônimo de Leandro Pereira Silva
·    CD da banda Uganga, “Projeto de Prensagem do 4º CD Eurocaos ao Vivo”, do proponente Rafael Nunes Franco
·    CD “Mais que Vencedor”, projeto homônimo da proponente Elisângela de Fátima
·    CD “Hometown Nights”, da banda Tarso Miller and the Wild Comets, projeto “Talentos Locais”, do proponente Tarso Marques Mendonça
·    Programa de TV “Roda de Prosa e Cantoria”, do proponente Rafael Vinícius de Faria
·    Programa de TV “Encontro de Violeiros”, projeto homônimo do proponente Vicente Alves de Oliveira
·    Programa de TV “Essência Cultural”, projeto homônimo do proponente Jesus Correa de Lima

ARAGUARINOS EM DESTAQUE
·    A série de fotos “A Natureza Ainda é Bela”, de Fred Ozanan, é escolhida para entrar em exposição na Câmara dos Deputados em Brasília, entre maio e junho, durante as comemorações da Semana de Meio Ambiente.
·    Cacá Reis foi o vencedor do concurso “Momento Anitta”, realizado no programa Fantástico. O dançarino foi escolhido pela própria cantora para participar do clipe “Zen”, seu mais recente trabalho.
·    Araguarinos marcam presença nos maiores festivais de rock realizados no Brasil: Lollapalooza e Rock in Rio
·    Os publicitários Caio Monteiro e Rhulian Marcus foram os responsáveis pelo planejamento e estratégias de marketing digital do novo trabalho da dupla Vitor & Leo, “Na Linha do Tempo”, sucesso em todo o país.
·    Grupo “Reza a Lenda”, criado pelo historiador Zenir Filho, reuniu quase 10 mil participantes. A página do Facebook serviu como um local para a postagem de fatos, histórias e memórias da cidade nos últimos 50 anos. Deixou de ser uma ‘sessão nostalgia’ para amigos mais próximos do historiador e passou a integrar internautas de toda a cidade.

MAIS CULTURA
·    Exposições temáticas mensais do Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto
·    Encontro de Violeiros de Araguari, promovido duas vezes ao mês pela Associação Cultural José Lázaro Henriques com apoio da Faec
·    A Central Única das Favelas – CUFA desenvolveu diversos projetos, como “Ruas, Cultura em Movimento”, nos Centros de Artes e Esportes Unificados e “Alvorada Periférica (hip hop e competição bboys) em pontos diversos da cidade nos dias 26 e 27 de outubro. Promoveu ainda o Prêmio Destaque Negro 2013, no final de novembro.
·    “Educação Patrimonial”, projeto da Divisão de Patrimônio Histórico, envolvendo alunos da rede pública de ensino, com passeios a locais históricos e explicações sobre o tema
·    Aulas de viola, violão, percussão, contrabaixo, fotografia, audiovisual e oficina de quadrinhos no Ponto de Cultura Amarração
·    Exposição de Imagens Xerocopiadas e releituras do artista Farnese de Andrade, recitais comemorativos alusivos ao centenário de Vinícius de Moraes, bicentenário dos compositores clássicos Richard Wagner e Giuseppe Verdi no mês de novembro, no Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: