Capacitação para servidores que fazem trabalho infanto-juvenil acontece hoje
qui, 4 de julho de 2019 05:14por Laura Alvarenga
A prefeitura através da secretaria de Trabalho e Ação Social irá realizar nesta quinta-feira, 4, uma capacitação de profissionais diretamente ligados ao atendimento das crianças e adolescentes de Araguari. O curso ministrado pelo Dr. Paulo Gonçalves Veloso, Procurador do Ministério Público do Trabalho em Uberlândia, acontecerá na capela do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), das 13 às 17h.

Capacitação será direcionada a público específico, no entanto será aberta a toda a população araguarina interessada
A capacitação acontecerá por meio do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta ligado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), visando trabalhar e fiscalizar os termos de trabalho infantil e adolescente no município. A princípio a capacitação está direcionada a servidores públicos, contudo, será aberta para todo o público que tenha interesse em participar, quando será entregue um certificado de participação e conclusão ao final.
A intenção em abranger e incluir a comunidade araguarina no curso é para conscientizar as pessoas sobre a importância do estudo para os jovens. Ressaltando que se for o caso de adolescentes que desejam e necessitam trabalhar, que a prática esteja dentro da legalidade.
De acordo com a secretária de Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes, a idade permitida por lei para que os jovens iniciem uma vida de trabalhos remunerados é a partir dos 14 anos até os 24 anos através do Programa Jovem Aprendiz. A secretária ainda disse que, dentro das ações idealizadas pela pasta e inclusas no curso de capacitação, está a intensão em impactar os comerciantes locais, a Associação Comercial e Industrial de Araguari (Acia) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), “ressaltando a importância do trabalho adolescente através da legalidade, sem que o adolescente precise deixar a escola e demais atividades acadêmicas”, de maneira que o jovem possa contribuir efetivamente para a empresa além de desenvolver novas habilidades.
Para finalizar, Eunice Mendes afirmou que ainda hoje é possível encontrar facilmente muito trabalho infantil ilícito relacionado a tráfico de drogas, sexual, trabalho nas lavouras, entre outros que atrapalham as crianças a terem uma vida normal e se empenharem na escola em busca de um bom rendimento estudantil. Muitas dessas crianças ficam “deslumbradas com essa vida ou não conseguem sair dessa situação por precisarem ajudar em casa”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
